domingo, 8 de novembro de 2020

VOLTA ÀS AULAS NA ESCOLA GUIGNARD

 A Escola Guignard significou muito para mim, desde o seu início, em 1944. Guignard nos fez ver um ensino de arte inovador, onde o despertar do novo prevalecia sobre a cópia dos métodos antigos.

No momento, é bom recordar o que ele nos trouxe e o que podemos fazer para dar continuidade à escolha que fizemos. Seguir Guignard não é copiar seu estilo, mas compreender que a arte, sob todos os seus aspectos, é o que vai nos sustentar na caminhada pela vida.

Somos todos viajantes neste mundo, levando conosco a bandeira da criação. Aprendemos muito sobre arte e vida nesta Escola de arte.

- “Por que escolhemos estudar e seguir o caminho das artes?”

O caminho das artes é um caminho muito rico, porque nos faz mais felizes. O importante é começar a perceber que ele nos permite crescer como seres humanos. Arte é trabalho e este trabalho é vida.

Nesses dias de quarentena, quando nos sentimos confinados dentro de casa, percebemos com mais clareza o quanto podemos transpor obstáculos, nos dedicando a um trabalho escolhido por nós, como vocação insubstituível. Nossa vida pode se tornar uma arte na poética do cotidiano.

Guignard nos levava à contemplação da natureza, em suas caminhadas pelo parque municipal. Ele nos incentivava à observação das texturas dos troncos de árvores, das diferentes tonalidades de verde, dos céus de Minas com um azul metálico, dos muros velhos. Era necessário observar para depois desenhar ou pintar. O parque, naquela ocasião,  foi motivo de muito aprendizado. Aprendi com Guignard a valorizar o cotidiano, desenhando objetos de uso diário, que também, silenciosamente, nos ensinam. Ele nos ensinava a observar e desenhar, desenhar muito, com lápis duro, 6H, para depois rabiscar rapidamente, em linha contínua os objetos, pessoas e paisagens. Essa linha contínua me acompanha até os dias de hoje e já me permitiu transformá-la em esculturas de aço ou simplesmente desenhos em bico de pena. Desenhar é fundamental, é dali que partimos para maiores dimensões.

Agora, no século XXI e, as vésperas do ano 2021, procurei me informar sobre as atividades da Escola e me chamou  à atenção o interesse dos alunos sobre o sorteio de dois livros e um DVD sobre o ensino de arte no Brasil: Augusto Rodrigues e Helena Antipoff,  grandes arte educadores.

Vivemos a época das lives, dos zoons, dos encontros virtuais. O encontro com as novas mídias é anunciado nos salões e nas plataformas virtuais da Escola. Vale lembrar a atuação da professora Sonia Laboriau, coordenadora do Grupo de estudos e produção de arte GEA, o projeto de professores  pesquisadores  da Escola e a exposição virtual Entre o isolamento e o contato, coordenada por Celina Lage, que resultou num livro de artista on line.

Gostaria, no momento, de aprender com vocês, jovens professores alinhados às novas mídias. Sou muito interessada no aprender e acho que esse interesse constitui um estímulo para o viver.

Deixo o meu incentivo para vocês, alunos e professores da Escola para continuar nessa direção, com muita alegria e sucesso na caminhada pela vida.

Um abraço para todos e um agradecimento especial para a Lorena D’Arc, diretora da Escola, pelo seu convite.

Maria Helena Andrés

PARA ASSISTIR À AULA INAUGURAL:

 https://youtu.be/8yGutNWWrrU

 

*Fotos da internet

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MEMÓRIAS E VIAGENS”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário