sábado, 14 de novembro de 2020

REDES SOCIAIS

Costumo receber nas redes sociais artigos maravilhosos, poemas de Mário de Andrade, pensamentos de Heráclito, Sri Aurobindo, Trigueirinho.

Todos eles existiram neste planeta e agora viajam para outras dimensões.

Gosto de ouvir as Cantigas de Santa Maria de Don Afonso X que, de acordo com pesquisas, é nosso ancestral.

Quanta coisa a gente recebe pela internet e elas nos elevam do plano denso, para outro superior, cheio de luz.

Posso escutar no Youtube a música de Alexandre Andrés, a flauta do Artur. E ver os dedos de Regina no teclado, acompanhando Artur na vida, inspirado no nosso momento atual.

Também na internet, Ivana e Luciano interpretam poemas e postam vídeos.

Os meus blogs, há mais de 10 anos viajam pelo mundo levando um pouco do Brasil para países distantes.

E quantos outros acontecimentos, como o aniversário de Gilberto Gil e as andanças de Caetano Veloso pelo mundo com seus filhos, tudo isso e inúmeros outros eventos e “lives”, podemos acompanhar pela internet. Não é preciso de muito esforço, apenas um “clic” no lugar certo, e podemos acompanhar a “live” da Orquestra 415 ou escutar a filarmônica de Belo Horizonte atuando ao vivo. Lembro-me da emoção ao assistir a “Marselhesa” cantada por uma artista afro-descendente, proclamando a união dos povos do mundo.

Tudo isto é lindo, produzido por pessoas escolhidas pelos guias espirituais que nos ajudam nesta travessia da vida.

Viver plenamente é estar aberto para o que nos circunda, saber separar o joio do trigo.

E olha, não estacione no joio. Ele pode nos conduzir à parte negativa que existe dentro de nós.

O que fazer?

Passar adiante, porque se está escuro, também existe a possibilidade de apreciar o canto da vida.

Nos programas culturais, as redes nos conduzem às pessoas mais distantes, podemos assistir aulas projetadas por João Diniz entrevistando Maurício em Brasília e Marília em Belo Horizonte e ter a oportunidade de aprender alguma coisa sobre os anos 60 em BH.

Daqui do Retiro das Pedras, sentada em frente à tela do computador, os personagens da família vão surgindo, conversamos, trocamos idéias. O aniversário de minha irmã Maria Regina foi comemorado on line,com pessoas de diversos países, irmãos e sobrinhos.

Gosto de enumerar os aspectos positivos da internet, tem muita gente que se recusa a aceitar as novas mídias.

Hoje, assisti uma live sobre a Covid 19, de Carlos Starling, médico e infectologista. Aprendi muito. Ele nos lembra que a vacina é um bem universal e deve ser compartilhada por cientistas de vários países.

Ontem, passei a tarde escutando a música de Keith Jarret, “The Koel Concert”, que é considerado um divisor de águas na história do Jazz.

Uma das maiores influências que ele recebeu nesse período, segundo Artur Andrés, foi o contato que ele teve com a música de Gurdjieff de Hartman, compositor e mestre espiritualista russo.

Gurdjieff, com suas pesquisas no oriente, influenciou vários músicos, inclusive Artur Andrés que já publicou uma série de músicas do mestre russo.

Neste blog, não posso me estender em detalhes de cada obra, mas apenas aponto o quanto as mídias podem nos ajudar nesta quarentena que estamos vivendo.

Depende de nós escolhermos o que nos faz bem.

*FOTOS DE ARQUIVO

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MEMÓRIAS E VIAGENS”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário