segunda-feira, 30 de julho de 2018

PINTURA MODERNA BRASILEIRA I


Nosso estudo em linhas gerais do panorama estético universal, partindo das primeiras correntes artísticas modernas até a atualidade, trouxe-nos também considerações sobre a atual pintura brasileira.
         Não é nossa intenção estudar pormenores da evolução da arte moderna em nossa terra, mas apenas fazer notar sinteticamente os fatores principais de sua transformação no tempo, ligando-a de maneira definitiva à arte universal.
         A arte contemporânea desconhece fronteiras e sua ligação com outras terras se faz não por modismo, mas pela consciência que o artista moderno tem de pertencer à humanidade e a ela estar ligado indissoluvelmente.
         A contribuição brasileira à arte universal já se faz sentir, não só através de nossa arquitetura, conhecida e admirada no mundo inteiro, como também através de nossa escultura, pintura, gravura e desenho. Dão testemunho disso os prêmios conferidos a nossos artistas nas exposições bienais de Veneza e de Paris.
         A alma de nosso povo, com suas lutas para um desenvolvimento social, seu desejo de afirmação e progresso, está expressa na mensagem que nossos artistas levam a outros povos e raças.
         As características próprias de nossa pintura se determinam através de elementos puramente plásticos, que formam o denominador comum de nosso país e de nossa cultura. São formas às vezes ligadas ao barroco ou às tradições populares, condicionadas ao nosso clima, ao colorido de nosso céu e à exuberância de nossa vegetação.
         Vivemos cercados de cores e por contradição nos expressamos tão bem em preto e branco: depois da arquitetura, foi a gravura brasileira que despertou maior interesse nos meios internacionais.
         A revisão histórica da arte moderna no Brasil poderia ser estabelecida em três períodos distintos, que determinaram as principais direções de nossas tendências artísticas. (Trecho de meu livro “Vivência e Arte”, Editora Agir, 1966)

Atualmente, está havendo na Europa, uma busca das experiências artísticas feitas no Brasil nos anos de 1950 e 60. Este interesse foi motivado por vários fatores, entre eles uma retrospectiva da Arte Construtiva Brasileira da Coleção Adolpho Leirner, adquirida pelo Museu de Houston, nos EUA, sob a curadoria de Mari Carmem Ramirez. Esta coleção foi exposta na Europa com grande sucesso.

*Fotos de Maria Helena Andrés e de arquivo

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MEMÓRIAS E VIAGENS”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário