O Dadaísmo, movimento que pretendia
transformar em arte as coisas mais vulgares e negar todos os valores
tradicionais da cultura, expressou a revolta do homem contra a sociedade e suas
leis. A doutrina de Freud, apregoando o automatismo psíquico, muito contribuiu
para isto.
As idéias de Freud, muito difundidas
pela Europa, deram impulso a outra corrente de arte, o surrealismo, onde
prevalecia o automatismo psíquico.
O surrealismo colocava o subconsciente
e as manifestações íntimas do psíquico à frente de todas as idéias estéticas e
formais.
A imaginação via-se livre do espírito
crítico, para dar largas ao maravilhoso, ao sonho, ao imprevisto.
Paul Klee, um dos maiores nomes da
pintura universal, também acreditou que a realidade não se achava na
superfície, mas na profundidade das coisas. A pintura de Klee teve um
significado vastíssimo no nosso tempo. Sua arte, baseando-se no ideal expressionista
de subjetivismo, procurou afastar-se da realidade visível, para ganhar em
conteúdo e riquezas. Suas formas e seus signos são procurados no mundo
fantástico e inocente das crianças e na visão atormentada dos loucos.
Sua pintura, considerada como o museu
completo do sonho, mergulha no desconhecido, para dali extrair uma visão
inteiramente nova do universo.
A obra de Klee abriu caminho para novas
tendências de arte e podemos dela tirar como herdeiros diretos os surrealistas,
os abstracionistas e os concretistas.
A pintura concreta libertou-se da
tradição, procurando um caminho diferente e completamente novo.
Um quadro concreto não poderia ser
julgado dentro do mesmo critério de um outro abstrato ou figurativo. Ele visava
transformar uma idéia (não um tema ou sujeito) em forma concreta. Nesta
realização deveria esgotar todos os seus recursos. Não se admite um quadro ou
uma escultura concreta sem esta clareza de expressão e executado dentro de uma
técnica confusa e complicada. Para isto servia-se, às vezes, de materiais novos
que permitiam maior pureza e simplicidade na realização.
Os concretistas desejavam uma expressão
exata e não apenas sugerida de sua idéia.
A arte abstrata poderia sugerir, a arte
concreta teria de afirmar, para ser verdadeira.
O emprego de formas geométricas
simples, de cores exatas e de composições equilibradas dentro de leis
matemáticas veio alertar o artista e despertar-lhe a consciência da técnica,
tão desprezada pelos primeiros modernistas.
Este foi um dos aspectos mais
fortemente positivos dessa fase, que beneficiou, com essas noções, não só seus
adeptos, mas seus adversários. (Trecho do meu livro “Vivência e Arte”, editora
Agir, 1966)
*Fotos
da internet
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