segunda-feira, 6 de junho de 2016

JOHREI E INIMÁ DE PAULA


Na década de 70, em plena ditadura militar, eu recorria ao meu amigo e colega Inimá de Paula para, de suas mãos, receber a energia que me tranquilizava dos conflitos causados pela repressão. Inimá transmitia para todos a luz que precisávamos naquela época para suportar as perseguições impostas pelos militares. Muitas vezes famílias inteiras que o procuravam para ver seus quadros acabavam recebendo o Johrei. Inimá, um dos maiores artistas de Minas Gerais, ministrava o Johrei com sua tranquilidade habitual. Chegou a visitar o Japão afim de se aperfeiçoar naquela prática de canalização de energia espiritual.

Agora, Inimá tem um museu na Rua da Bahia, em Belo Horizonte, onde se realizam exposições de arte e concertos de música. De acordo com os ensinamentos de Meishu-Sama, mestre japonês que descobriu o método do Johrei, a arte é considerada um dos pilares da evolução espiritual do ser humano. Os seus ensinamentos consideram 3 pilares para a humanidade  alcançar um estágio superior nesta caminhada pelo planeta:
1° - Ministrar e receber o Johrei.
2° - Cultivar o Belo.
3° - Utilizar da Alimentação Natural.
Para ministrar o Johrei, a pessoa recebe o Ohrikari, uma medalha como forma de ligação com a luz que ele transmitirá aos outros.

Recebi o Ohrikari no dia 30 de Abril, aniversário de meu pai. Uma das características principais do Johrei, é o encaminhamento dos antepassados para um plano superior de mais luz. O culto aos antepassados é uma característica das religiões do Extremo Oriente. Na minha primeira viagem ao Oriente, assisti em Honolulu a uma cerimônia budista de culto aos antepassados. No culto aos mortos não existe tristeza e sim, um sentimento de paz e quietude interior.

A nossa cultura ocidental não dá ênfase a cultuar nossos queridos familiares, que partiram para um plano mais sutil. Limitamos a reverenciá-los somente no dia de finados. Na tradição cristã, Jesus Cristo transmitia energia de cura através da imposição de mãos. 

Transcrevo aqui algumas mensagens de Meishu-Sama:
_ “O homem possui a partícula divina, que lhe foi outorgada pelo Criador, e que constitui seu espírito primordial”.
_ “Nós, que vivemos atualmente, não somos seres surgidos do nada, sem relação com nada. Na verdade, representamos a síntese de centenas ou milhares de antepassados, e existimos na extremidade desse elo.”
“Nós somos o elo entre nossos antepassados e as gerações futuras.”

*Fotos da internet


VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MEMÓRIAS E VIAGENS”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA

2 comentários:

  1. Querida Maria Helena,

    Gostei demais destas informações sobre o Inimá de Paula, cuja presença pude desfrutar várias vezes quando menina junto com meu pai Bax. E, lendo as mensagens que você transcreveu, me lembrei muito da importância que papai sempre dedicava à "semente divina". Abraços de paz, Simone Bax.

    ResponderExcluir
  2. Querida Maria Helena,

    Gostei demais destas informações sobre o Inimá de Paula, cuja presença pude desfrutar várias vezes quando menina junto com meu pai Bax. E, lendo as mensagens que você transcreveu, me lembrei muito da importância que papai sempre dedicava à "semente divina". Abraços de paz, Simone Bax.

    ResponderExcluir