segunda-feira, 20 de junho de 2016

A EDUCAÇÃO NO SRI AUROBINDO ASHRAM II

Conhecemos uma professora do Ashram que fala doze línguas e ensina francês, alemão e inglês. Seu depoimento é de uma pessoa que tem vivência de muitos anos no Ashram. Começou a estudar em 1944, um ano depois da fundação da escola. O International Centre of Education visa antes de tudo uma educação para a vida, dando às crianças a realização de seus potenciais. O professor tem como princípio fundamental não ensinar, mas despertar aquilo que já existe na criança em estado latente. Ele não traz normas de fora nem impõe conhecimento, é apenas guia que orienta e conduz.
O sistema de educação é livre, respeitando a vocação e a individualidade da criança. Parte-se do princípio de que as crianças não são iguais e portanto têm de ser guiadas de forma diferente. O aluno aprende na escola do Ashram de acordo com os ensinamentos de Sri Aurobindo e da Mãe, procurando despertar seu potencial em todos os sentidos – físico, artístico, mental, espiritual.
Para cada tipo de personalidade há um meio diverso de orientação. O professor não se põe como autoridade, mas convive de modo amigável com os alunos, como um companheiro. As aulas começam com música, para relaxamento do corpo e da mente. As artes ocupam lugar de destaque para ajudá-la espontaneamente ao encontro com as raízes mais profundas do ser, preparando a criança para a nova raça do futuro. A educação física também é ensinada com a mesma finalidade de preparar o corpo para a transformação que virá com o despertar do supramental. Aprende-se ginástica, natação, esportes como vôlei, boxe, futebol, esgrima, lançamento de discos, judô, yoga e luta livre.
A agilidade e a atenção são desenvolvidas na prática do esporte. Dentro dessa formação global, Sri Aurobindo e a Mãe não descuidaram de nada. Deram ênfase a uma preparação para o futuro, visando despertar e equilibrar a criança física, emocional e mentalmente.

*Fotos de Maurício Andrés e da internet.

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MEMÓRIAS E VIAGENS”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário