domingo, 31 de janeiro de 2021

PRODUÇÃO DE VÍDEOS EM HOMENAGEM A MARIA HELENA ANDRÉS I

 Recebi de Luciano Luppi o texto abaixo sobre a sua participação nos projetos a serem realizados pelo IMHA através da Lei Aldir Blanc.

“A proposta de realizar vídeos com a obra de Maria Helena Andrés, durante o período de quarentena, teve início com a realização de outros vídeos autorais, onde as músicas eram sempre composições originais do nosso grupo Voz e Poesia. Sendo a Maria Helena, antes de mais nada, uma artista visual e tendo, há vários anos, se dedicado à fotografia, decidimos associar algumas de suas belíssimas imagens do Retiro das Pedras com a música  Gente de Barro”. A escolha desta música partiu do seu olhar de artista que captou, através das lentes da câmera, o que ela denomina “Procissão das Pedras”.

 O primeiro verso da música foi a grande inspiração para este primeiro vídeo:

 “Somos terra, barro, água, pó, poeira e chão

Moldados com a arte do artesão

Um sopro nos dá alma

Respiração tão calma

E a vida pulsa em nós

Virando gente que é somente coração.

(Que viva então)”

 

Foi-nos sugerido que déssemos continuidade a esses trabalhos, bem como realizássemos outros: um vídeo sobre o livro “Pepedro nos caminhos da Índia” e outro, “A poética do cotidiano”, focalizando o cotidiano de Maria Helena durante a quarentena. Este último descreve o seu dia a dia na sua casa no Retiro, suas atividades cotidianas na cozinha, seus exercícios de yoga e naturalmente as horas dedicadas à leitura, escrita e em especial à pintura e ao desenho. Contou com a participação de Marília Andrés Ribeiro e Elena Andrés Valle, e a trilha sonora escolhida foi a partir de uma música que sempre trouxe uma grande inspiração para Maria Helena: A Ária das Bachianas de Villa Lobos, executada por Artur Andrés Ribeiro e Regina Amaral.

 

O livro “Pepedro nos caminhos da Índia”, cuja autora é Aparecida Andrés, conta com belíssimas ilustrações de Maria Helena. O vídeo sobre este livro descreverá com imagens e narração a viagem que a família Andrés realizou, em 1978, para aquele país. Maria Helena permaneceu um ano inteiro na Índia e Aparecida revelou sua aptidão para a escrita num texto original voltado para crianças. É o olhar de seu filho Joaquim Pedro, então com 2 anos de idade, sobre as diferenças e peculiaridades da Índia. Estes e outros vídeos, ainda em processo de finalização estarão, em breve, disponíveis no Youtube ”

 (Luciano Luppi)

 

*FOTOS  DE LUCIANO LUPPI

 VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MEMÓRIAS E VIAGENS”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.



 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário