terça-feira, 14 de abril de 2020

PRATA DA CASA, 20 ANOS


Recebi de Maurício Andrés o texto abaixo, publicado em 31/03 pela Assessoria de Comunicação da Agência Nacional de Água (ANA).

“Precisamos aumentar a hidroconsciência e reduzir a hidroalienação da sociedade. Quem presta serviço na ANA pode contribuir muito para isso acontecer.”

“Assessor da Secretaria Geral da ANA (SGE) há quase 20 anos, pesquisador, escritor e avô de quatro netinhos. Maurício Andrés Ribeiro, mineiro de nascença, construiu uma longa trajetória na Agência: reconhecido por todos os presidentes da ANA, assessorou todos os secretários-gerais que atuaram na Agência, participou massivamente da construção de processos participativos dentro do órgão, além de ter contribuído significativamente com a proteção da memória histórica e patrimonial da instituição.

Formado em Arquitetura, Maurício fez algumas especializações na área de Planejamento e Gestão ambiental. Foi secretário de Meio Ambiente em Belo Horizonte (MG); presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais; diretor do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA); e, em 2003, veio compor a equipe da ANA. Na Agência, manteve-se na SGE ao longo dos anos, mas atuando em diferentes frentes.

Em 2006, a ONU elegeu o tema Água e Cultura para celebrar o Dia Mundial da Água, o que incentivou a ANA durante alguns anos a investir no tema Água e Patrimônio cultural. Maurício lembra com entusiasmo deste período, quando participou da realização de seminários e trabalhos sobre o tema, e da inclusão da categoria Água e Patrimônio Cultural no Prêmio ANA 2012. Também contribui para um dos objetivos estratégicos da ANA, que consiste em promover a gestão do conhecimento e a construção da memória institucional.

Enquanto foi representante da Agência no CONAMA e no Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), Maurício participou das discussões  e articulou as representações da ANA nesses colegiados. Além disso, foi e ainda é parte importante no desenvolvimento dos processos participativos da Agência, nas chamadas consultas públicas. Participou, desde o início em 2007, da construção da Resolução que normatiza essas questões.

Nesses quase 20 anos, o versátil assessor, além de testemunha ocular da história da ANA, se tornou um grande propagador dessa trajetória. Sem quaisquer resistências às novas tecnologias, Maurício é um forte multiplicador do patrimônio histórico e memorial da Agência na rede social interna da ANA, o Yammer. Ele não só tem postado memórias da Agência, como incentivado as pessoas a compartilharem as suas também, agregando assim à memória institucional.

Além dessa carreira vasta profissionalmente, Maurício traz algumas surpresas, como seu lado escritor. Recentemente  publicou  o livro infanto-juvenil  A Água Fala, que teve a participação de sua mãe de 98 anos, Maria Helena, como ilustradora; e de sua esposa, Aparecida Andrés, com a parte poética do livro. A obra traz a importância de se refletir sobre o tema água já na infância e juventude e de tornar o assunto cada vez mais presente na rotina das pessoas. Ele escreveu os livros Tesouros da índia e Ecologizar e, ainda, o  livro Ecologizando a Cidade e o Planeta, com foco na vida das cidades em harmonia com o meio ambiente.

Articulista do seu próprio blog Ecologizar (http://ecologizar.blogspot.com), pesquisador e apaixonado pela Índia, Maurício segue sua caminhada, unindo o conhecimento profissional a suas paixões e produzindo um vasto material que ficará não só para a história da ANA, mas certamente para as próximas gerações.” (Assessoria de Comunicação da ANA)

FOTOS DE ARQUIVO

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MEMÓRIAS E VIAGENS”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário