segunda-feira, 6 de abril de 2020

AS PEDRAS DO RETIRO


As pedras do Retiro são verdadeiros sinais. Elas nos mostram cenas bíblicas. A via sacra, a paixão de Cristo, os três reis Magos e também a imagem de Nossa Senhora, que eu denominei Nossa Senhora da Pedra, protetora dos indígenas e das montanhas. Isto pelo fato de encontrá-la durante uma cerimônia que fizemos em homenagem aos primeiros habitantes do Brasil, especificamente os nossos indígenas guerreiros.

Fui convidada a comparecer e participei da cerimônia comandada por Magui, uma vizinha que esteve várias vezes numa reserva indígena nos Estados Unidos. Os indígenas, de um modo geral, são os grandes preservadores da natureza. Estão muito mais ligados ao conhecimento dos rios, das florestas, dos animais, dos astros do que nós que vivemos nas grandes cidades.

Segundo o depoimento do Chefe Seattle, de uma reserva indígena americana, “cada ramo brilhante de um pinheiro, cada punhado de areia das praias, a penumbra na floresta densa, cada clareira e inseto a zumbir são sagrados na memória e na experiência do meu povo”

E foi durante aquela cerimônia no Retiro que a Nossa Senhora da Pedra apareceu. Trouxe-a para o meu jardim, para que possamos ter acesso a ela.

Os pés do Cristo, simbolizando a Pietá, estão no alto da montanha, bem junto à capela do Retiro, uma capela ecumênica, onde várias religiões podem celebrar seus cultos.
Ao longo da pequena estrada de pedra, outras imagens vão surgindo. Com os recursos limitados da câmera de um celular, vou fazendo o que posso para dar testemunho desses sinais esculpidos pelo tempo.

Vejo os três reis magos, uma multidão acompanhando, um anfiteatro com pessoas escutando uma pregação. Tudo isto a gente pode ver e fotografar numa simples caminhada pelas montanhas de Minas.

As pedras falam, nos dizem muito sobre um passado remoto, muito antes de existirmos. As cenas bíblicas estão esculpidas nas pedras do Retiro,enquanto o sol vai descendo devagar ao longe, no horizonte de montanhas azuis.

*FOTOS DE MARIA HELENA ANDRÉS

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MEMÓRIAS E VIAGENS”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.




Nenhum comentário:

Postar um comentário