segunda-feira, 23 de março de 2020

A ÁGUA FALA


 Há alguns anos atrás, durante a minha permanência em Brasília, em casa de meu filho Mauricio Andrés, recebi a incumbência de ilustrar um livro para crianças, mostrando a importância do elemento água para a sobrevivência da espécie humana num futuro próximo.
Estava, naquele momento, recebendo o texto base de um livro denominado “A água fala”, hoje já reescrito em forma poética por Aparecida Andrés e ilustrado por mim.
Naquela oportunidade, os meus desenhos mergulharam nas águas da imaginação e de lá trouxeram pequenos croquis que diziam de forma colorida e transparente oque as palavras me traziam.
Confesso que me encantei com o projeto e me coloquei na condição dos meus bisnetos lendo o livro.
Mauricio, em seu livro “A água fala” penetra com leveza neste universo do qual ele é muito informado e vai contando para os seus netos a riqueza que o planeta possui, talvez a maior riqueza do futuro próximo.
“A água fala” nos traz informações preciosas e caminhamos juntos com as crianças navegando em rios, mares, cachoeiras, chuvas, gelos, enxurradas, nuvens, brumas, trovoadas. Percorremos o caminho precioso de um elemento da matéria, imprescindível para a humanidade. O caminho que a água percorre

neste planeta azul é muitas vezes pouco conscientizado, mas Maurício, em seu livro, nos toca a consciência de forma luminosa. Percorre conosco um passado remoto, vai mostrando para as crianças o grande universo da água que está presente no nosso cotidiano e estará presente em nossos descendentes. “Água é vida”, sem ela não estaremos mais aqui.

Assim falaria a água
se a água pudesse
falar.
Agora a água está falando,
ela fala para as crianças,
de sua vida sobre a terra,
desde os tempos mais remotos
até os dias de hoje.
Deixa a água falar
Porque suas histórias
são verdadeiras
e muito sinceras.

Este livro virtual está sendo lançado pela Amazon e estará à disposição de qualquer pessoa interessada.

*Fotos de Luciano Luppi, Ivana Andrés e ilustração da capa de Maria Helena Andrés (Capa de João Diniz)



                                                                                    

10 comentários:

  1. Beleza Mauricio Parabens para Dona Maria Helena. Abs. Steve

    ResponderExcluir
  2. Maravilha Maurício.
    O livro também está à venda, ou é só por meio digital?
    Saudades de você meu amigo!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos os Andrés envolvidos na criação desse livro. Sucesso a vocês. Abraços, Paulo Vilara.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Que lindeza!: útil e singelo. Como os netos trazem criatividade aos avós, que por sua vez adaptam suas especialidades ao vocabulário infantil! E minha tia...ah...merece um parabéns especial nas ilustrações.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, autores do livro A água fala! O tema é imprescindível nas discussões atuais. A materialidade da obra livro imagino que deva ser de qualidade excepcional

    ResponderExcluir