terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

LIVRO SOBRE A ÁGUA VI


Dando continuidade ao Livro sobre a Água, de autoria de Maurício e Aparecida Andrés, transcrevo o trecho abaixo:



3. Nos corpos vivos

Por dentro dos corpos vivos 
- vegetais e animais - 
realizo todo dia
viagens extraordinárias.

Sugada pelas raízes,
e misturada na seiva,
vou subindo pelos troncos,
pelos galhos, flores, folhas.
Transporto os sais minerais
que vêm de dentro da terra.

Assim, bem alimentadas,
as plantas crescem, vigorosas!

No caule das bananeiras,
no chuchu, na abobrinha,
nos tomates e verduras,
no abacaxi, na laranja,
nas uvas, na melancia,
em todas as frutas saborosas,
você pode me encontrar.

Nos desertos do planeta,
todos buscam os oásis,
todos precisam de mim:
para matarem a sede,
para depois descansarem
à sombra dos coqueirais.


De dia, as plantas transpiram.
Eu me transformo em vapor
crio as cores do arco-íris
ou vou subindo para o alto,
para formar muitas nuvens
de formatos variados:
carneirinhos, espirais,
grandes flocos de algodão
ou muitas massas escuras,
que se desmancham em chuva.

A lua cheia me atrai
e eu subo e desço,
com força,
no ir e vir das marés.

Altero o jeito dos bichos,
e os humores das pessoas.

Sem mim não há quem consiga
sobreviver no planeta.
Nem gente, bicho ou planta
pode viver tendo sede.

Será que você sabia
que 70% do peso das pessoas
corresponde  à quantidade de água
escondida em seus corpos? 

Circulo dentro do corpo:
nas veias, no coração,
e por dentro da cabeça.
Eu deixo a pele bonita,
integro todos os músculos.
Venho aqui, vou acolá,
passo no estômago, no fígado,
pelo intestino e nos rins,
sou filtrada e sigo adiante,
até sair cá pra fora.
 Estou aqui, escondida,
na mão que folheia o livro
e estou sempre presente
no início das novas vidas.
Envolvo e protejo os bebês
que se formam
dentro das mães.

Estou nos ovos das aves,
dos peixes,
das tartarugas.

Se há calor e eu existo,
a vida brota,  germina.


É o que ocorre com os pingüins:
com o  calor de seus corpos,
protegem seus ovos  no inverno
até que possam se abrir,
para que saiam os filhotes!

Faço parte dos alimentos
que nutrem  os corpos vivos.

Você irá me encontrar
no café com leite, no chá,
 no suco e no refrigerante,
nos licores e nas sopas,
nos caldos, molhos  e mingaus;
nos sorvetes e nos doces,
e ainda na cerveja,
na pinga, no vinho, no uísque.                            
 Todos me bebem,
me sorvem,
e sempre dizem:
delícia!

E assim vou viajando
nas corredeiras dos rios,
nas quedas das cachoeiras,

nas profundezas dos lagos,
nas belas ondas do mar,
alegrando as pessoas,
encantando os turistas.
Ilustrações de Maria Helena Andrés

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MEMÓRIAS E VIAGENS”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário