quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

MEMÓRIAS DE UM CÃO DE VIRGÍNIA WOOLF


O Espetáculo performático, “Memórias de um cão”, baseou-se no livro de mesmo título, cuja autora, Virgínia Woolf, inspirou-se em cartas que sua amiga, a poetisa Elizabeth Barret escrevia para seu namorado. Nessas cartas, as freqüentes citações de um cãozinho de estimação, o Cocker spaniel chamado Flush,  despertou a atenção de Virgínia para a forma como o afeto e a lealdade do cão era capaz de provocar mudanças determinantes no humor e comportamento de sua dona. 

Como tantos cães, Flush conhecia mais sobre o ser humano, do que o próprio homem. Os cães estão permanentemente atentos aos seus donos e percebem com um instinto que mais se aproxima de uma grande sensibilidade e intuição, os sentimentos humanos.
O olhar amoroso de Flush sobre sua dona é o olhar do amor universal, que tudo aceita e tudo compreende. Com extrema sensibilidade, ele vê o mundo sob a lente do amor.

 Sob esta lente, a comunicação é perfeita, mesmo sem palavras. Flush nos ensina, de forma encantadora, o mais importante sobre nós mesmos, o que viemos aprender na nossa viagem a este mundo: a lealdade, o respeito e sobretudo o amor incondicional. E tudo isto sob a pena sensível e inovadora de Virgínia Woolf, que fez de uma narrativa simples um texto grandioso.

O cuidado e a afeição que os seres humanos têm por cães e gatos é talvez conseqüência de relações humanas competitivas e excludentes, que levam as pessoas a experimentarem sentimentos de solidão e depressão. Animais de estimação representam o afeto, o cuidado, a atenção e a lealdade, a compreensão e a cooperação que perdemos nas nossas relações com indivíduos de nossa própria espécie.

É um espetáculo interativo, onde contação de histórias, música e artes plásticas estarão juntas, numa homenagem e valorização da figura do cão, chamado, muitas vezes, de “melhor amigo do homem”. Pessoas da platéia, que tenham cães de estimação, poderão participar, enviando, previamente, para a produção do espetáculo, imagens de seus cães. Essas imagens serão projetadas num telão durante o espetáculo e ali, diante de todos, servirão como inspiração para desenhos realizados em cena pela atriz e artista plástica Ivana Andrés. Enquanto Ivana desenha, Luciano Luppi e Marluce Cerqueira contarão trechos da história de Flush. 

Tudo será permeado com canções, músicas instrumentais e efeitos sonoros executados por Evaldo Nogueira. Tanto o cenário quanto os figurinos serão em cores claras, afim de ressaltar as cores das imagens projetadas, bem como os desenhos executados ao vivo. Dessa forma, o espetáculo irá se colorindo, de acordo com as imagens enviadas pelos espectadores. A participação deles irá determinar as cores do espetáculo.
 
*Fotos de Cecília Fernandes e Kátia Assis

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MEMÓRIAS E VIAGENS”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário