quinta-feira, 7 de março de 2019

ESCOLA GUIGNARD, 75 ANOS


A Escola Guignard festejou, no dia 28 de fevereiro, 75 anos de sua inauguração.

Recebi uma comunicação, via internet, me convidando para esta celebração no parque municipal. Os professores e  ex-alunos subscreviam o convite com um pequeno cartaz de nosso mestre Guignard. Neste evento eu seria homenageada.

O carinho do convite me sensibilizou. Sou muito ligada a esta Escola que frequentei há 75 anos atrás.
Preparei-me para comparecer, mas tão logo estava
pronta para sair de casa uma chuva forte caiu sobre Belo Horizonte.

Acompanhei o evento à distância. Mandaram-me fotos. Ali, estavam muito alunos, gente jovem, com vontade de fazer arte. As fotos são lindas, parecem pinturas de Renoir. Jovens com pranchetas estavam sentados no gramado desenhando o ambiente poético do parque, exatamente como fazíamos há 75 anos atrás. No momento, os alunos seguem a orientação do professor Gouveia.

Um toque saudoso na minha memória me fez recordar o meu tempo de estudante, quando Guignard iniciou aquele curso moderno rompendo o ensino acadêmico de Belo Horizonte. Guignard promoveu a ruptura do academicismo que se instalara em Minas Gerais. Fomos pioneiros de novas ideias e de uma nova arte. Ali, debaixo de árvores frondosas, a sombra de bambuzais, nós nos dispúnhamos a buscar dentro de nós mesmos uma recriação  da natureza. O mestre estava ali para nos incentivar. Jogava uma pedra no lago para observarmos os círculos que ali se formavam, mandava os alunos observarem as nuvens no céu, as árvores e as raízes retorcidas. Os alunos observavam a natureza e  desenhavam com lápis 6H. O lápis duro não possibilitava o uso da borracha e os alunos ficavam atentos aos detalhes da natureza. No silêncio, eles também descobriam a própria natureza interna.

Mas, voltemos ao evento no parque. Estamos em 2019 e não em 1944.. Achei a ideia de voltar ao parque uma iniciativa sensacional porque possibilita um diálogo com o passado.

De longe, desejo sucesso para todos os alunos e professores. Seguir o caminho da arte é benéfico, porque desperta o que temos de melhor dentro de nós. Que este seja o caminho de vocês, alunos iniciantes em arte.

Meus agradecimentos aos professores e ex-alunos da Escola que me convidaram e a todos aqueles que dão continuidade à nossa Escola Guignard.

*Fotos da internet

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MEMÓRIAS E VIAGENS”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA
                                                                                                                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário