terça-feira, 4 de setembro de 2018

TEXTOS CRÍTICOS DA DÉCADA DE 60 II


Dando continuidade aos textos críticos da década de 60, transcrevo,dentre outros autores, textos em inglês, escritos por ocasião de exposição nos EUA.

“Miss Andres’ pastels in the ground floor lounge are beautifully executed abstractions, dynamic arrangements of many diaphonous strokes (as if done with the side of the chalk) reinforced with heavier areas of similar shapes of considerable variety, most of the paintings in black, white and grays, deep blue and a few other colors. In strong contrast with their light backgrounds, these compositions in some instances suggest sailing vessels in full rig”

Os pastéis de Maria Helena Andrés são abstrações magnificamente executados, arranjos dinâmicos de traços diáfanos, com áreas mais fortes, em considerável variedade de valores, a maioria dos trabalhos em preto, branco, cinza e azul profundo. Fazendo contraste com o fundo claro, suas composições sugerem navios a vela em grande velocidade.”

         Florence S. Berryman
         The Sunday Star, Washington D.C., U.S.A., April 2, 1961


         “There is a quasi-explosive quality to Andrés works dominated by swirling, fleeting rhythmic units that pervade all he abstractions. The nonrepresentational movements result in a symphony which, less structural than Tintoretto or Rubens, results in a creative charm in the variety and activity of her color and linear effects. The manner of application of color, by which a minimum of pigment yields a maximum of color effect, is a triumph as an economy of means.
         In her sense for compositional relation of masses, both in two and three dimensional treatment, Andrés ranks high as an artist. Her light is well used to diversify her designs with modelling and space relations subdued and at times eliminated entirely emphasize the decorative aspects of her drawings. Line and color are used with such a degree of sensitivity that she renders and emotional impact upon the observer.”

         P. Matticole
         Written during the exibition of the artist on Pan American Union, Washington D.C., U.S.A., March 1961


         “Suas composições nos apresenta uma clara, nítida canção gráfica, delicadamente recamada em tonalidades suaves. Além da constante negra, os azuis, os terras, até brancos, intervêm nos desdobramentos de seu lirismo informal, em que encontramos, permanentemente, uma nucleação, ainda quando esta pareça fragmentada. Há uma determinada fragilidade que apreciaríamos ver compensada por qualquer elemento, nesses vôos espaciais de folhas quebradas, de hastes, de enrocamentos, levemente indicados, de cristais partidos, de murmurações de ramas de sonho. Há uma grande unidade conceptiva e de execução na arte do desenho de Maria Helena”

         José Geraldo Vieira
         “Tendências diversas em três desenhistas”, Estado de São Paulo, São Paulo, abril de 1962

        
“Já sua pintura se encontra enriquecida pela notável sensibilidade para as cores: são elas, em seu clima geral, em suas muitíssimas nuances, que evocam as atmosferas sugeridas pelos títulos, certamente colocados a posteriori..”

         Olívio Tavares de Araújo
         “Forma e Cor: Maria Helena Andrés”. Texto escrito por ocasião da exposição realizada na Galeria Grupiara, BH. Estado de Minas, Belo Horizonte, outubro de 1963.         

        
“Nos anos 50 sua obra aproxima-se do Concretismo, mas é na década de 60 que ela realmente assume a liberdade introspectiva da pintura informal, na vertente do abstracionismo lírico.”

         Casimiro Xavier de Mendonça
         Texto do catálogo Pintura Abstrata Efeito “Bienal” 1954-1963 da XX Bienal Internacional de São Paulo - Parque Ibirapuera, São Paulo

        
“Abandonando-se à imaginação, compondo à medida que trabalha, Maria Helena revela grande segurança em seus traços negros, que são como a trama em torno da qual se desdobra a festa de cores.”

         Vera Pacheco Jordão, 1960.

*Fotos de arquivo

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