sábado, 30 de dezembro de 2023

SOPHIA HIGH SCHOOL

 SOPHIA HIGH SCHOOL em Bangalore, Índia



 É uma escola, famosa no mundo Ocidental, e constitui um exemplo de educação para crianças com síndrome de down.  Escola católica, logo de entrada, na sala de espera, deparamos com o retrato do Papa, tendo à sua frente uma boa reprodução de Krishna tocando flauta. 

O ecumenismo religioso é importante. Foi pensando neste ecumenismo que comecei a minha entrevista. Perguntei à diretora da Escola: qual é o método adotado na educação das crianças com síndrome de Down?

Eis o que a diretora da escola me relatou:

"Este educandário mantém um curso à parte, curso de extensão, que está ficando muito conhecido na Europa: "Nele, as crianças com problemas Down vêm de famílias com religiões diferentes. São cristãos, hindus, muçulmanos e uma série de outras crianças.

As crianças brincam juntas, praticam toda a sorte de esporte, vôlei, futebol, tênis, natação, yoga além de aulas de artes, música, dança, modelagem, etc.

Ali encontram seu esporte preferido e também a sua arte. Brincam juntas, numa convivência amigável. Voltam para casa e ali encontram os primos, tios e todo o conjunto familiar de uma "joint family'". 

A diretora continua:

"Veio aqui uma pesquisadora da Suiça que levou as informações para a Europa. Comparou o resultado do mesmo programa que praticam na Índia com o programa adotado na Escola da Suiça e verificou que o resultado foi muito mais devagar lá no seu país".

A explicação é esta: a criança precisa brincar junto.

Na Índia elas encontram o amor da família para ajudá-las no desenvolvimento global.

Criança precisa de estar junto de outras crianças, mas também da família.

Na Europa isto não acontece.

A criança, quando chega em casa é colocada em frente à TV assistindo filmes. Por isto o seu desenvolvimento é mais lento.

Voltei de lá refletindo sobre a necessidade das crianças conviverem com outras crianças e também com a família, sem ficarem isoladas.

Aqui está o meu depoimento sobre essa Escola pioneira de novas experiências pedagógicas.

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