sexta-feira, 12 de março de 2021

PROJETO BORDANDO E BRINCANDO O NOSSO PATRIMÔNIO

 Recebi de Teresa Rolim Andrés o texto abaixo, sobre o projeto “Bordando e brincando o nosso patrimônio”, realizado em Entre Rios de Minas através da Lei Aldir Blanc:

 

“O Instituto Maria Helena Andrés realizou em Entre Rios de Minas, nos meses de janeiro e fevereiro de 2021 o projeto “Bordando e brincando o nosso patrimônio”. O IMHA formou uma equipe para executar esse projeto. Além de mim, Teresa, como coordenadora, o projeto contou também com a participação da Ana Luisa, arquiteta especialista em tombamentos de bens culturais; Bruno, historiador e Aline e Isabela, ambas arquitetas e especialistas na construção de jogos.

A primeira parte do projeto foi aproximar toda a equipe do grupo “Bordadeiras de Quinta” e do trabalho que elas desenvolvem bordando casas da cidade. Foram diversos encontros virtuais onde pudemos ver e ouvir histórias dos bordados, das casas, das bordadeiras. A alegria do grupo contagiou toda a equipe e foi fundamental para sabermos a direção que tomaríamos no restante do projeto. Nossa ideia era não chegar com um conceito pronto de patrimônio para a oficina que iria acontecer dentro de alguns dias. O importante era que esse conceito passasse pelo trabalho que já acontece no grupo das bordadeiras e que, permeado dessa experiência, fosse ainda mais enriquecido pela oficina.

A segunda parte do processo foi uma Oficina de Patrimônio. Para a oficina foram convidados representantes de todas as escolas do município, fossem elas municipais ou estaduais, e também representantes das diversas instituições civis da cidade. A participação foi muito boa. Chegamos ao final de uma semana de trabalho, também online, com um grupo coeso e entusiasmado e com poucas ausências. 

Durante todo o processo, tanto com as bordadeiras, quanto na oficina, o trabalho da construção do jogo foi desabrochando. O objetivo do projeto era que nascesse um jogo que pudesse ser distribuído a todas as crianças que frequentam a escola no município, do 1º. ao 5º. ano.  Chegamos ao final com o objetivo cumprido, construído de forma coletiva e com a alegria de ter criado algo que pode ser jogado não apenas entre crianças, mas que pode envolver toda a família. 

O jogo criado é um baralho de cartas. Nele temos fotos de muitos bordados, fotos de algumas dessas casas, palavras-patrimônio, que surgiram durante a oficina e também alguns detalhes dos bordados que podem remeter a diversos patrimônios diferentes, presentes não só em Entre Rios, mas na vida em torno de cada um de nós. Vem acompanhado de uma cartilha, onde além das formas de jogar, incluímos diversos conhecimentos que surgiram sobre as casas e o patrimônio arquitetônico em geral. As formas de jogar são diversas: pode-se por exemplo, jogar um jogo da memória onde o objetivo é encontrar o bordado e a foto da casa. Este exemplo já pode trazer muitas reflexões, pois a foto nem sempre é igual ao bordado, as casas mudam, algumas nem existem mais. Outros jogos nos permitem falar mais da história da cidade, em outro temos que sair pela cidade e observar elementos que aparecem nas casas bordadas e que podemos descobrir na nossa rua, no nosso bairro. De forma delicada o jogo permite muitas observações e reflexões sobre o patrimônio. É um patrimônio que descobrimos nosso, ou das bordadeiras ou dos membros da oficina, e que pode  - ou não - ser o mesmo daquele que aprendemos nos livros. A viagem está apenas começando!” (Teresa Rolim Andrés)

 

*FOTOS DE ARQUIVO

 

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