“O Instituto Maria Helena Andrés realizou em
Entre Rios de Minas, nos meses de janeiro e fevereiro de 2021 o projeto
“Bordando e brincando o nosso patrimônio”. O IMHA formou uma equipe para
executar esse projeto. Além de mim, Teresa, como coordenadora, o projeto contou
também com a participação da Ana Luisa, arquiteta especialista em tombamentos
de bens culturais; Bruno, historiador e Aline e Isabela, ambas arquitetas e
especialistas na construção de jogos.
A primeira parte do projeto foi aproximar toda
a equipe do grupo “Bordadeiras de Quinta” e do trabalho que elas desenvolvem
bordando casas da cidade. Foram diversos encontros virtuais onde pudemos ver e
ouvir histórias dos bordados, das casas, das bordadeiras. A alegria do grupo
contagiou toda a equipe e foi fundamental para sabermos a direção que
tomaríamos no restante do projeto. Nossa ideia era não chegar com um conceito
pronto de patrimônio para a oficina que iria acontecer dentro de alguns dias. O
importante era que esse conceito passasse pelo trabalho que já acontece no
grupo das bordadeiras e que, permeado dessa experiência, fosse ainda mais
enriquecido pela oficina.
A segunda parte do processo foi uma Oficina de
Patrimônio. Para a oficina foram convidados representantes de todas as escolas do
município, fossem elas municipais ou estaduais, e também representantes das
diversas instituições civis da cidade. A participação foi muito boa. Chegamos
ao final de uma semana de trabalho, também online, com um grupo coeso e
entusiasmado e com poucas ausências.
Durante todo o processo, tanto com as
bordadeiras, quanto na oficina, o trabalho da construção do jogo foi
desabrochando. O objetivo do projeto era que nascesse um jogo que pudesse ser
distribuído a todas as crianças que frequentam a escola no município, do 1º. ao
5º. ano. Chegamos ao final com o objetivo cumprido, construído de forma
coletiva e com a alegria de ter criado algo que pode ser jogado não apenas
entre crianças, mas que pode envolver toda a família.
O jogo criado é um baralho de cartas. Nele
temos fotos de muitos bordados, fotos de algumas dessas casas, palavras-patrimônio,
que surgiram durante a oficina e também alguns detalhes dos bordados que podem
remeter a diversos patrimônios diferentes, presentes não só em Entre Rios, mas
na vida em torno de cada um de nós. Vem acompanhado de uma cartilha, onde além
das formas de jogar, incluímos diversos conhecimentos que surgiram sobre as
casas e o patrimônio arquitetônico em geral. As formas de jogar são diversas:
pode-se por exemplo, jogar um jogo da memória onde o objetivo é encontrar o
bordado e a foto da casa. Este exemplo já pode trazer muitas reflexões, pois a
foto nem sempre é igual ao bordado, as casas mudam, algumas nem existem mais.
Outros jogos nos permitem falar mais da história da cidade, em outro temos que
sair pela cidade e observar elementos que aparecem nas casas bordadas e que
podemos descobrir na nossa rua, no nosso bairro. De forma delicada o jogo
permite muitas observações e reflexões sobre o patrimônio. É um patrimônio que
descobrimos nosso, ou das bordadeiras ou dos membros da oficina, e que
pode - ou não - ser o mesmo daquele que aprendemos nos livros. A viagem
está apenas começando!” (Teresa Rolim Andrés)
*FOTOS DE ARQUIVO
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VIAGENS”,CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA
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