terça-feira, 30 de julho de 2019

EXPOSIÇÃO LIVRO DE ARTISTA


Estou no Palácio das Artes em Belo Horizonte, percorrendo a exposição do livro de Artista da Coleção ITAÚ CULTURAL. Muito bem montada, livros nas vitrines, desenhos e gravuras nas paredes recobertas com fundo cinza.

Fiquei meditando por algum tempo naquele imenso salão. Aos poucos a gente vai recordando como as idéias surgiram, desde o movimento concretista até os dias de hoje. Há uma linha criativa que abriu perspectivas novas para a arte brasileira. Esta linha se prolongou no tempo e de forma sutil vai trazendo sua luz para o presente e continua apontando para o futuro.

O livro de artista é um documento vivo que evoca reminiscências passadas, alcança a poesia e a música, sai do plano bidimensional para o tridimensional, transforma-se em objetos.

As pessoas passam, lêem os versos, param para ver os livros atrás de caixas envidraçadas. Uma vibração de paz e quietude envolve o ambiente da Galeria e me faz recordar que os livros estão registrando um sentimento, uma emoção, um momento de silêncio.

Há por detrás dessas obras o registro invisível do Grande Livro que todos nós escrevemos e que nunca será lido: o Grande Livro de nossa própria vida.

Desci para o andar inferior do Palácio das Artes e procurei um banco para contemplar o Parque Municipal. As árvores foram me trazendo histórias do passado, quando a Escola Guignard estava situada nos porões do Palácio das Artes ainda em construção.
Não havia conforto, muitas vezes as chuvas invadiam as salas. Mas, apesar da pobreza, dali surgiram talentos.

No hall de entrada uma escultura de Amilcar de Castro é o testemunho desses talentos que começaram debaixo das árvores do Parque Municipal.
Terminei a manhã escutando a Orquestra Sinfônica de BH, que se apresenta ao meio dia da primeira terça feira de cada mês.

*Fotos de Ivana Andrés

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MEMÓRIAS E VIAGENS”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA



Nenhum comentário:

Postar um comentário