quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

ARTE E CRIATIVIDADE I


A criatividade acha-se ligada ao processo de percepção, pensamento e ação corporal, diz Herbert Read em seu livro “Arte e Educação”.

Procurando refletir sobre estas palavras, teríamos a arte como unificadora destes 3 elementos, como forma de equilíbrio do homem, harmonizando aquilo que ele tem de individual com a natureza que o cerca, as ideias e informações recebidas de fora, o comportamento da sociedade que o rodeia, e nesta época das comunicações rápidas, também com o mundo em que ele vive.

A criatividade é, portanto, forma de equilíbrio, de harmonia, de modificação de comportamento humano.

A ausência de criatividade conduziria a civilização ao caos. Imaginemos um mundo sem homens criadores. Não seria um mundo de animais ou robôs mecanizados?
Das civilizações primitivas as mais avançadas, os homens reagem aos estímulos que lhes veem do meio, criando no campo da ciência, da arte e da filosofia, procurando edificar, construir, progredir.

Na poesia eles se expressam através da palavra; na música combinam sons, na dança procuram o ritmo e a expressão corporal. Criam formas novas na arquitetura, escultura, desenho, gravura, enxergam ângulos diferentes na fotografia.

Criar, na esfera da arte, é portanto acumular percepções, sensações, vivências, e organizá-las de determinada maneira.

O homem cria porque sente necessidade de expressão, de comunicação.

Além de unificar as emoções humanas, a criatividade é também portadora de uma mensagem, de um sentido. A mensagem da arte concretiza-se no espaço e perpetua-se no tempo. A comunicação artística não é feita, portanto, para ser consumida imediatamente, como a propaganda.

O que interessa à propaganda é a mensagem para o momento. Mas se esta propaganda for artística, alcançará outros momentos no futuro.

Temos como exemplo os cartazes de Toulouse Lautrec, os anúncios das peças de Sarah Bernhard. Através de elementos artísticos que eles contêm, sua mensagem nos vem do passado e nos alcança no presente.

*Fotos da internet

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MEMÓRIAS E VIAGENS”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA


Nenhum comentário:

Postar um comentário