segunda-feira, 13 de março de 2017

O ETERNO RETORNO

Transcrevo abaixo o texto escrito pela Maria Antonia, uma das associadas da Asa de Papel, onde fiz a exposição “O Eterno Retorno”.

“Na Asa de Papel Café&Arte , Maria Helena Andrés – artista plástica, escritora, educadora -  nos brindou com sua presença marcante e delicada, abrindo a exposição “O Eterno Retorno”- Colagens, com belos trabalhos de sua autoria. Em suas palavras, a exposição é um resgate do trabalho que fazia nos anos 50, agora sob outra perspectiva. Maria Helena falou de seu processo criativo; respondeu perguntas; enfatizou a importância do desenho na arte; falou sobre arte e espiritualidade, dentre outros assuntos. Concluiu dizendo que “a Vida vai fazendo ciclos de recomeços nos seus vários retornos”.

João Diniz e Marília Andrés fizeram a apresentação de meus trabalhos e eu mesma relatei meu itinerário e processo criativo. Caminhei muito e trabalhei muito.

Nesta mostra, procurei um fio de ligação com o passado, com as descobertas no campo do construtivismo, considerando os artistas mineiros como independentes.  Como independente corri o mundo, como independente aqui estou voando na Asa de Papel.

Asa de papel Café&Arte é um lugar onde se reúnem intelectuais, artistas e profissionais liberais da nova geração, a exemplo do Café de Flore em Paris onde se reuniam os intelectuais do pós-guerra com Jean Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Paul Claudel, entre outros. Vou recordando o que vivenciei naquela noite, cercada de pessoas jovens, numa simpática homenagem ao meu longo caminho nas artes.

Na inauguração tive a oportunidade de conhecer de perto Marcelo Xavier, idealizador do espaço e do bloco carnavalesco “Todo Mundo Cabe no Mundo”, que promoveu uma grande inclusão social nos últimos carnavais.

“Recordar é viver”. Estou vivendo agora o que eu vivi na década de 1950, quando desenhava em papéis pequeninos e recortava papéis para colagens. Meus quadros da época já se espalharam pelos museus e colecionadores, mas os desenhos e colagens ficaram guardados em pastas. Hoje eles documentam a minha predileção para os desenhos e colagens em pequenas dimensões.

Na abertura da mostra João Diniz apresentou o vídeo “Color Sonata” que integra a minha pintura à “Sonata ao Luar” de Beethoven e que está sendo muito apreciado. Este vídeo está disponibilizado no youtube e pode ser visto no site do Instituto Maria Helena Andrés (IMHA): www.imha.org.br

*Fotos de Marília Andrés e Ivana Andrés

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MEMÓRIAS E VIAGENS”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA




Nenhum comentário:

Postar um comentário