segunda-feira, 3 de outubro de 2011

PRÊMIO VERDE DAS AMÉRICAS 2011

 "Aconteceu em Brasília, no Museu Nacional da República, Esplanada dos Ministérios, nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2011, o XI Encontro Verde das Américas, o "Greenmeeting", reunindo lideranças nacionais e internacionais sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tanto governamentais, quanto não governamentais. Entre outros acontecimentos houve a entrega do Prêmio Verde das Américas 2011 durante a abertura solene do Encontro realizada às 09:30 horas do dia 20/09.
 
O Prêmio Verde das Américas 2011 homenageia personalidades e instituições que têm, ao longo dos anos, contribuído para o desenvolvimento e a preservação ambiental do planeta. Em 2011 foram premiados Cosette Ramos ( Educação), Fabio Colombini (fotografia), Ney Matogrosso (ação ambiental) e Maurício Andrés (Recursos Hídricos).
 
Ao agradecer o prêmio, que dedicou a todos os que trabalham com a alfabetização ecológica, Maurício afirmou que vivemos um momento de crise da evolução cujos sinais principais são as mudanças climáticas e as perdas de biodiversidade e que as atividades humanas estão entre os principais fatores que causam as atuais transformações ambientais. Como tais atividades decorrem de pensamento e  emoções humanas é crucial que eles e a consciência humana também sejam transformados, por meio da ecoalfabetização e da ecologização das consciências.

Maurício Andrés - Arquiteto, foi Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil- MG, Secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte (90-92); Presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais (95-98); Diretor Executivo do CONAMA, Brasília (2001-2002). Assessor e Secretário Geral substituto da Agência Nacional de Águas – ANA – 2002 a 2011. Autor de diversos  artigos e livros, entre eles “Ecologizar ” , 4ª edição- trilogia, Editora Universa, (2009) ; “Tesouros da Índia para a Civilização Sustentável”, Santa Rosa Bureau Cultural (2003); e “Ecologizando a cidade e o planeta” Editora C/Arte, 2008.   www.ecologizar.com.br " (depoimento de Maurício Andrés)
Fico lembrando daquele prêmio “São Tomas de Aquino”que Maurício recebeu quando era menino. Foi um dia inesquecível. Com uma trajetória que inclui arte, ecologia, fotografia e Meio Ambiente, ele recebeu muitos prêmios. Tirei da internet a relação de alguns:

1.    Primeiro prêmio no XII Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte com projeto de Valorização de Pontos focais em Belo Horizonte, BH, 1981
2.    Coordenador geral da equipe 3834, classificada em 1o . lugar no Concurso BH-Centro, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, 1989.
3.    Convidado pelo USIS para visita de estudos às cidades americanas de Washington, Seattle, Olympia, San Francisco, Denver, Boulder, Austin para estudos sobre gestão ambiental e municípios, setembro 1992
4.    Detentor da Medalha Chico Mendes para o meio ambiente, conferida pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, 1994
5.    Detentor da Comenda do Girassol dada pelo Partido Verde-MG, em julho de 1995.
6.    Premio ao mérito, consórcio de Municípios da Bacia do Rio Paraopeba, B. Horizonte, 1997
7.    Homenagem do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte em 5.6.2000
8.    Diploma de honra ao livro Ecologizar, pelo alto valor meritório no Prêmio Ambiental Von Martius, São Paulo, 24.10.2000

Estamos todos muito felizes com esta trajetória que une ecologia e arte.
*Fotos de arquivo
VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MEMÓRIAS E VIAGENS”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.





Nenhum comentário:

Postar um comentário