segunda-feira, 11 de maio de 2009

Homenagem à Maria Ângela Magalhães


Maria Ângela Magalhães foi uma grande amiga que tive a felicidade de conhecer em vida.

Éramos primas duas vezes e tínhamos grande afinidade não só na arte, como na maneira de pensar.

Na década de 60,experimentamos pela primeira vez uma parceria na arte,eu desenhava pequenos projetos em pastel e ela,com sua equipe,executava a tapeçaria.

Trabalhamos juntas durante muito tempo.Ângela tinha uma sensibilidade extraordinária para transportar para o bordado o que eu desenhava no papel.

As cores ganhavam formas, matizes, relevos, tudo isto realizado por bordadeiras eficientes,algumas tendo de se deslocar de Niterói até o Rio.

As três tapeçarias da Igreja de Nossa Senhora de Copacabana atravessaram a Baia de Guanabara várias vezes.

Ângela marcava os pontos, tingia as lãs, ensinava os matizes e nuances.

Trabalhar com Ângela foi para mim uma experiência rara. Além de sermos muito amigas tínhamos também uma comunicação através de sensibilidades semelhantes.

Ângela respondia positivamente ao que eu estava necessitando no momento exato. As tapeçarias de N.Senhora de Copacabana mobilizaram a minha primeira grande viagem à Índia.

Eu havia perdido o meu marido e buscava obter recursos através do meu trabalho para me ausentar do país. Foi quando recebi um telefonema de Ângela: “Helena, o cardeal não concordou com o fato de você doar gratuitamente o seu trabalho. O cheque destinado à você dá para pagar a sua viagem ao oriente...”

Agradeço ao cardeal, à Ângela e às bordadeiras esta oportunidade de realizar outros trabalhos do outro lado do mundo. Foi nesta viagem que desenhei o livro “Pepedro nos caminhos da Índia”.

2 comentários:

  1. Maria Helena,
    Sou a Mariana, neta da Ângela. Fiquei emocionada com seus escritos sobre minha avó e queria te dar um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria Helena, sou Daniela Karam, de Belo Horizonte. Sou amiga da Sylvie Moyen (filha da Marité, que tambem fazia uma parceria na vida e na arte com Maria Angela).
    Gostaria de fazer um trabalho com o atelier Guanabara. Será que vc pode entrar em contato comigo? Agradeço muito desde já.
    Danielakaram@terra.com.br

    ResponderExcluir