domingo, 27 de setembro de 2020

LEMBRANÇAS DA ESCOLA GUIGNARD

Eu era vice diretora da Escola Guignard, Pierre Santos era o diretor.

A Escola, situada no Parque Municipal de Belo Horizonte, sob o Palácio das Artes em construção, não vivia momentos de prosperidade econômica. Quando chovia, as salas se alagavam.

Passamos, naquela época, por momentos difíceis mas sempre com a chama do entusiasmo nos conduzindo. Entusiasmo, significa “Deus dentro” e, realmente, éramos conduzidos por energias superiores.

Um dia, Pierre convocou os professores para anunciar que a Escola acabaria por falta completa de recursos. Entregou-me a diretoria com a finalidade de resolver o problema. Levei o maior susto, mas não perdi o entusiasmo.

Convoquei novamente os professores para uma tomada de consciência.

- “Vamos em frente!”

Foi quando eu me lembrei dos ex-alunos de Guignard. Fui à casa de cada um deles para pedir ajuda. Expliquei o que estava acontecendo.

- “Vocês vão nos ajudar a manter a Escola de pé!”

- “Quem estaria disposto a dar aulas gratuitas, sem receber nada?”

A turma foi de uma solidariedade muito rápida, imediata.

- “Estamos prontos para colaborar”.

Sara Ávila, Solange Botelho, Ione Fonseca, Wilde Lacerda, Lizete Meimberg, entre outros se prontificaram a dar aulas gratuitas para salvar a Escola.

Foi assim que os artistas ganharam a solidariedade de seus colegas e professores de arte.

Em seguida, reunindo a equipe de professores, fomos aos políticos para oficializar a Escola. Recorremos ao Dr. José Guimarães Alves, diretor da Imprensa Oficial, que imediatamente nos prometeu ajuda. Ele nos sugeriu anexar a escola à Imprensa Oficial e, por algum tempo, Dr. Guimarães foi o nosso diretor.

Esses acontecimentos foram fundamentais para o ressurgimento de uma Escola, que era considerada, desde a sua fundação, como a melhor Escola de Arte do Brasil, tendo à frente um dos maiores pintores brasileiros.

Alberto da Veiga Guignard!

*Fotos da internet

VISITE TAMBÉM O MEU OUTRO BLOG “MEMÓRIAS E VIAGENS”,CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário