segunda-feira, 17 de agosto de 2020

SONIA LABORIAU

A artista Sonia Laboriau teve uma conversa comigo por zap. Ela mora num apartamento com vista para a cidade. Como eu, ela está criando coisas novas nesta quarentena. Os artistas em geral estão vivenciando de modo muito vivo e criativo este período de quarentena. O fato de ficar em casa propicia um enriquecimento de ideias muito maior do que quando a pessoa tem a possibilidade de circular. Há um contato direto com o ser interno e maior comunicação com a natureza. Quando enviei para a Sonia uma foto da minha escultura, ela me respondeu com o poema abaixo.

 QUARENTENA  AO QUADRADO

“Embora  retangular,

  Tem corpo de ferro e muito ar.

  Presente Maria Helena,

 Por ela se faz o pesado, leve,

 Nos leva, nos traz notícias da vida.

 Presente, veraz, me move,

Comove  amiga Maria,

O presente recebido.

Por esta mensagem,  Helena,

Querida artista, tenaz!”

(Sonia Laboriau)

 De sua varanda, ela contempla a cidade em pausa, em movimento. Mas a varanda de Sonia está permeada de ideias. Dentro de um espaço pequeno, um corredor de luz, ela toma sol, descansa na rede, cria aquarelas, registra desenhos, medita.

Para um artista o isolamento mostra novas direções para sua arte e caminho de vida. Há muitos vasos e flores na varanda, um testemunho da ligação da artista com a natureza. Ali, no seu entorno existe um jardim cultivado com amor.

Ainda me lembro, como se fosse hoje, do dia em que Sonia foi me visitar no Retiro das Pedras, presenteando-me com uma linda rosa. Plantei a rosa na entrada da minha casa e todos os anos ela renasce em botões e rosas, numa saudação ao sol e à alegria de viver.

É através do cultivo de plantas que iremos nos sintonizar com toda a criação.

Contemplo o botão de rosa que está começando a surgir na minha porta e o seu perfume me recorda a presença cheia de vida desta artista minha amiga.

*Fotos de arquivo e da internet.

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MEMÓRIAS E VIAGENS”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário