Dando continuidade
ao depoimento do Maurício Andrés, transcrevo o texto abaixo:
“Peter Russell
escreve que “Se não tratarmos das questões espirituais mais profundas
subjacentes aos inúmeros problemas que enfrentamos, é muito provável que a
civilização se esfacele.”
Lester Smith, em
Intelligence came first observou
que “Ao contrário do que alguns biólogos
materialistas nos querem fazer crer, o homem essencial é um ser espiritual
imaterial que usa o cérebro, junto com o resto do corpo, para desenvolver suas
faculdades interiores.” (SMITH, 1975, p. 177). E que “A inteligência humana
pode ser sua destruição ou sua salvação. Aliada à sua natureza mais básica, ela
leva a comportamento egoísta, antissocial; aliada a suas qualidades
espirituais, ela leva ao altruísmo, cooperação e unidade”.
Ken Wilber, o autor
de Espiritualidade integral , de O
Projeto Atman e de O olho do espírito
é um dos importantes autores ocidentais que conhece e valoriza a contribuição
pioneira de Sri Aurobindo.
Se as questões do
espírito e da espiritualidade estiveram distantes de correntes dominantes nas
ciências, artes e filosofias, ela foi encampada e acolhida pelas
tradições religiosas.
Entretanto num mundo em que tudo se transforma em mercadoria, os negócios espirituais associados às religiões tornam-se um campo de atividades econômicas e comerciais relevante. Isso vem de longe, desde quando Jesus expulsou os vendilhões do templo e desde que o movimento da Reforma denunciou as vendas de indulgências pela Igreja católica.
Entretanto num mundo em que tudo se transforma em mercadoria, os negócios espirituais associados às religiões tornam-se um campo de atividades econômicas e comerciais relevante. Isso vem de longe, desde quando Jesus expulsou os vendilhões do templo e desde que o movimento da Reforma denunciou as vendas de indulgências pela Igreja católica.
Na Índia se chama “spiritual business “ toda atividade que almeja lucros e ganhos econômicos em nome da espiritualidade. No ocidente há várias igrejas com tais objetivos. Há uma distância entre as visões amplas sobre a espiritualidade e sua apropriação prática por aqueles que se utilizam delas para obter ganhos particularistas. Isso gera descrédito e desconfiança.
Uma espiritualidade transreligiosa nas ciências, artes, uma espiritualidade laica nas filosofias emergem em várias visões contemporâneas nesses campos do saber.” (Depoimento de Maurício Andrés)
*Fotos de arquivo
VISITE TAMBÉM MEU
OUTRO BLOG “MEMÓRIAS E VIAGENS”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário