segunda-feira, 24 de junho de 2019

ARTE E MITOLOGIA


A grandeza da manifestação artística da Índia está ligada à sua mitologia. Os mitos hindus nos revelam todas as experiências e emoções do ser humano, e, através das diversas formas de arte, descem até o povo.

A mitologia é estudada nas escolas, cantada nos templos e teatros, projetada pela televisão, descrita nas estórias em quadrinhos. A sabedoria, a aventura e o romance contidos nos mitos fazem parte da vida diária do indiano.

Na antiga cultura da Índia, onde se acham misturados arte, ciência, religião e filosofia, as mais variadas deidades são representadas sob formas humanas ou simbólicas. Os inúmeros deuses da mitologia hindu são, na verdade, manifestações diversas de um Princípio Único. Existem tantos deuses quanto os diversos aspectos da criação.

“Os deuses são representações de energias das quais cada aspecto do mundo sutil e visível é derivado”, nos diz Alain Daniélou.

Brahma, Vishnu  e Shiva, constituem a Trindade Hindu.

Krishna, encarnação de Vishnu, reunia as almas dispersas ao som de uma flauta. Shiva dançando  criou o universo e Saraswati, a deusa da sabedoria é representada muitas vezes tocando um antigo instrumento de cordas. Através das diversas manifestações artísticas, a Índia nos apresenta seus deuses: ao som da música a ao compasso da dança, eles criam, renovam, transformam e despertam o universo.

A arte na mitologia hindu serviu como meio de comunicação entre os deuses e os homens. Os antigos rishis descobriram a ligação existente entre o som, a natureza e o cosmos. Identificaram-se com a música interna, para através dela, alcançar a união com o Divino. Entoando cânticos e repetindo mantras, os yogues buscam o desenvolvimento espiritual. Sintonizando o som interno com a música do espaço, eles procuram alcançar a Unidade.

Os hindus relacionam as notas musicais com as cores, o canto dos pássaros e o grito dos animais. Sons e cores correspondem-se, buscando a união com a natureza. (Trecho do meu livro "Encontro com mestres no oriente", Ed. Luz Azul, 1993)

*Fotos da internet

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MEMÓRIAS E VIAGENS”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário