terça-feira, 16 de abril de 2019

EXPOSIÇÃO DE WEI WEI NO CCBB


Existem exposições que nos causam impacto. Uma delas foi a mostra “Raiz”, do artista chinês Wei wei, no CCBB em BH. Percorrendo a exposição, pude perceber a presença de um grande artista, que consegue expressar em suas instalações o drama de nossa civilização. Além de ser um grande artista, Wei wei se expressa através da palavra. Anotamos algumas de suas frases, que transcrevo abaixo.

“Os artistas não precisam se tornar mais políticos; os artistas precisam se tornar mais humanos”
“Se uma nação não pode enfrentar seu passado, não tem futuro”
“Eles sabem de muitas coisas que não deveriam saber e não sabem algumas coisas que precisam saber.”
“A criatividade faz parte da natureza humana. Só pode ser desaprendida.”
“Não estou interessado em uma região específica ou uma pessoa ou uma história. Estou muitíssimo interessado na situação global”.
“Eu não diria que eu me tornei mais radical: eu nasci radical.”
“Uma pequena ação vale um milhão de pensamentos.”
“Nacionalidade e fronteiras são barreiras à nossa inteligência, à nossa imaginação e a toda sorte de possibilidades”.
“Eu quero que as pessoas enxerguem o seu próprio poder”.
“Os seres humanos não dominam o universo. Somos passageiros temporários.”

Para este artista, com quem eu me identifiquei, ofereço o poema abaixo:

Wei Wei assume
A dor dos oprimidos.
Fugitivos
Refugiados.
A dor coletiva
Daqueles que
Se unem na
Mesma energia
Buscando
Uma vida melhor.
Atravessam
Fronteiras
E mares
E, muitas
Vezes não
Chegam
Ao seu destino.
A dor dos oprimidos
É expressa
Com grande intensidade
Nas instalações
De Wei Wei.
Artista e ativista
Ele sabe transmitir
Um cenário de angústia
E morte coletiva.
Wei Wei
Sente a dor
Desses momentos
Cruciais da
Existência
Humana.
Sua instalação
“Imigrantes” é
O grande impacto
Da mostra.
Ficamos mudos
Diante deste
Ajuntamento
De pessoas
Que se irmanaram
Na dor e morrem
No caminho.
Nas águas do Mediterrâneo
Na lama de Brumadinho
O impacto é o mesmo.

*Fotos de Ivana Andrés

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MEMÓRIAS E VIAGENS”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário