segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

O DESPERTAR DA KUNDALINI


Swami Muktananda no seu livro “Kundalini – El secreto de la vida”, nos transmite o seu profundo conhecimento desta força que existe dentro de cada um de nós. A energia Kundalini existe em todos os seres humanos, mas na maioria das pessoas ela se encontra em estado latente.

Nas antigas escrituras do Oriente, a Kundalini é reverenciada como a Shakti, o Poder Cósmico ou a Divina Energia Consciente, que é responsável pela criação de todo o universo.

Todas as tradições falam da energia Kundalini de formas diferentes. Os japoneses a chamam de Ki, os chineses de Chi, os cristãos a denominam de Espírito Santo. Outro nome dado a essa força é Chitti, a Consciência Universal.

Segundo Swami Muktananda, essa energia tem dois aspectos: o aspecto exterior que mantém vivas todas as funções dos diferentes órgãos do nosso corpo, podendo ser considerada a força motora de todas as nossas atividades. Essa energia existe em todos nós mesmo que dela não tenhamos consciência. É o aspecto interior da Kundalini que deve ser despertado por nós.

A Kundalini reside no centro do corpo, no Chakra Muladhara situado na base da coluna vertebral. Quando é despertada, sobe em direção ao Chakra situado no ápice da cabeça, o Sahasrara.

Muktananda nos esclarece nesse livro que existem muitas formas de despertar esta energia: através de uma intensa devoção a Deus, da repetição de mantras, de exercícios específicos de Yoga, ou até mesmo de forma espontânea devido a méritos acumulados em vidas anteriores. Mas segundo ele, a forma mais fácil de se despertar o aspecto interior dessa força é através do Shaktipat do Guru, quando esse transmite diretamente sua própria Shakti Divina ao discípulo.

O Shaktipat pode ser transmitido de quatro maneiras: através do toque físico que é dado normalmente na região do Ajna Chakra, entre as sobrancelhas, através da transmissão de um mantra, do olhar ou do pensamento do mestre.

A intensidade do Shaktipat depende do merecimento de cada um, da sua fé, devoção e atitude de reverência. Mas uma vez despertada, a Kundalini deve ser cuidada. A pessoa deve procurara manter uma vida equilibrada, integrando na sua disciplina diária, a meditação, os mantras, ou outras práticas que tenham afinidade com o seu temperamento. O processo que se inicia a partir do recebimento do Shaktipat chama-se Siddha Yoga, ou Yoga Perfeita.

Somente quando a Kundalini se desperta, podemos desenvolver nosso verdadeiro potencial como seres humanos. Isso não se limita à nossa vida profissional, que passamos a realizar de forma mais consciente e perfeita. Esse despertar nos transforma internamente e nos faz ter uma nova visão do mundo à nossa volta. Sentimos um entusiasmo maior em todas as nossas atividades; até mesmo a forma como nós nos relacionamos com nossos familiares e amigos se transforma.

Deixamos de lado a ilusão de pensar que a felicidade só pode ser encontrada fora de nós mesmos e descobrimos que ela é inerente ao nosso Ser Interior. A partir do momento em que tomamos consciência desse potencial dentro de nós passamos a viver e irradiar esse estado de alegria constantemente.

De acordo com o Shivaísmo do Kashmir, ao despertarmos a força da Kundalini, acontece simultaneamente  uma expansão da nossa consciência tão ampla e infinita como o Universo. Deixamos de ser criaturas limitadas, podendo assim alcançar a União com o Criador. (Trecho do meu livro “Encontro com mestres no Oriente”, editora Luz Azul, 1993)

*Fotos da internet

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MEMÓRIAS E VIAGENS”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário