Éramos
40 alunos, jovens cheios de vida, pertencíamos à primeira geração de artistas
que estudou com Guignard em Minas: Amílcar de Castro, Mário Silésio, Marilia
Giannetti, Mary Vieira, Nelly Frade, Gavino Mudado, Leda Selmi Dei Gontijo, Heitor
Coutinho, Arlinda Corrêa Lima, Farnese Andrade, Letitia Renault, Jeferson Lodi,
Petrônio Bax, Vicente Abreu, Wilde Lacerda e Célia Laborne Tavares, entre
outros. Fomos direcionados por um mestre que viera do Rio para nos conduzir. Guignard
viera cheio de ideias novas, trazendo panoramas abertos para o aprendizado de
arte em Minas. Deixara o Rio de Janeiro, onde já era considerado um dos maiores
professores de arte do Brasil e também um dos maiores artistas brasileiros.
Viera
da Europa lecionar no Rio, na Fundação Osório e participou do grupo A Nova Flor de Abacate, onde foi mestre
de grandes artistas, tais como Iberê Camargo, Geze Heller, Alcides da Rocha
Miranda, Vera Mindlin, Elysa Byington e Werner Amacher. Era amigo de Cândido
Portinari, Roberto Burle Marx e também foi considerado por escritores e poetas.
Cecília Meireles lhe dedicava versos, o grupo de intelectuais de São Paulo veio
a Belo Horizonte para participar com Guignard e os artistas modernos da
inauguração da Semana de Arte Moderna em Belo Horizonte, realizada em 1944. Guignard
era um revolucionário, lutava contra o academismo vigente na época. Achava que
o academismo amarrava os artistas.
Seu
método de ensino, baseado no despertar pessoal de cada aluno, assemelhava-se
aos ensinamentos de Johannes Itten na Bauhaus de Weimar, na Alemanha.
Despertar
em primeiro lugar a sensibilidade, o olhar atento para a natureza, as árvores,
os céus, as nuvens, os desenhos que se formam nas paredes velhas, nas pedras,
no corte das árvores, nas sombras do chão. Ver os círculos que se formam nas
águas quando ali atiramos uma pedra. Observar o olho humano, mandala cheia de
vida e de mistérios.
O
parque era sempre cheio de motivações para o nosso imaginário de jovens
artistas. Passávamos horas debaixo daquelas árvores, sentadas em banquinhos,
desenhando com lápis duro, 6H. O desenho nos dava a possibilidade de praticar o
exercício da concentração, uma meditação espontânea, sem intenção de ser
meditação.
Paralelamente
ao desenho de observação, ensinado debaixo das árvores, Guignard nos orientava
também, dentro do ateliê. Fazíamos retratos e figuras do natural, como nas
academias de Belas Artes.
Muitas
vezes acompanhávamos Guignard a Ouro Preto, para desenharmos aquela cidade
histórica, e também ao Rio de Janeiro para expormos nossos trabalhos.
Na
década de 60 eu era professora da Escola Guignard e ali ocupava a cadeira de
desenho de criação. A Escola estava situada no parque municipal de Belo Horizonte,
nos porões do Palácio das Artes. Ali Guignard e Franz Weissmann lecionaram; mais tarde seus alunos os
substituíram. A Escola era pobre, sem recursos, mas rica em talentos. Vários
artistas saíram dali e seguiram mais tarde seu próprio caminho.
Na
década de 60 assumi a direção da Escola num período de crise financeira. Procurei
vários ex-alunos e todos se prontificaram a dar aulas voluntariamente, sem
nenhuma remuneração, até que a crise passasse.
Tomamos
a decisão de procurar apoio no governo de Minas. Acenamos para os poderes
públicos em busca de ajuda e convidamos o Dr. José Guimarães Alves para dirigir
a Escola e ligá-la à Imprensa Oficial. Lembro-me das reuniões improvisadas
debaixo das árvores. Foi uma época tumultuada, cheia de imprevistos, mas também
coroada de êxito. A solidariedade e o idealismo prevaleceram sobre a iminente
derrota. Era necessário oficializar a Escola. Afim de legalizar o pagamento dos
professores o novo diretor organizou um concurso público de Notório Saber. Todos
fomos concursados e, de acordo com a lei, passamos a pertencer ao quadro de
funcionários da Imprensa Oficial.
Agora
a Escola Guignard enfrenta um novo desafio, com a demissão de professores,
muitos deles com mais de 20 anos de experiência, e que procuram seguir a
filosofia do Mestre Guignard. Se a forma de seleção de professores proposta
hoje por órgãos governamentais fosse implantada no início da criação da Escola,
o Mestre Guignard seria o primeiro a ser demitido. O notório saber do Guignard
seria ignorado para seguir uma legislação burocrática.
Reescrevo
aqui três citações para reflexão:
“Não
se ensina ninguém a ser artista ditando-lhe conceitos teóricos, como não se
ensina ninguém a ser poeta ditando-lhe regras gramaticais”. (Maria Helena
Andrés, citação do livro Vivência e Arte,
editora Agir, 1966)
“Não se exige de uma artista plástico o
talento de redigir com clareza o que ocorre em seu mundo interior de vivência
estética. Às vezes, entretanto, acontece esta maravilhosa casualidade, este
dualismo, do pintor ser também escritor. Então eles nos legam textos que se
tornam preciosos porque iluminam direções e espaços, motivos e razões, anseios
e reflexões que não são os nossos” (Clarival do Prado Valadares, apresentação
do catálogo Maria Helena Andrés, referente
à exposição da artista na Galeria Goeldi, Rio de Janeiro, set. 1965 )
“Para
ser artista não é necessário ser doutor”, dizia Amílcar de Castro a seus
alunos.
A
Escola Guignard sempre foi uma Escola pautada pela liberdade de criação, uma
experiência bem sucedida durante 70 anos. Se ela quase fechou suas portas por
falta de recursos financeiros, hoje corre o risco de se distanciar da
verdadeira proposta de Guignard.
Espero
que, a partir de agora, possam surgir novos parâmetros para a avaliação de
professores do ensino de arte, pautados pelo fazer artístico e pela experiência
em ateliês.
*Fotos
da internet
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TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MEMÓRIAS E
VIAGENS”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.
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