terça-feira, 3 de março de 2015

A CALIFÓRNIA E O ORIENTE

 Recebi de Maurício Andrés Ribeiro o texto sobre a Califónia e o Oriente, que transcrevo abaixo:

“Na costa da Califórnia o sol se põe no Oceano Pacífico. Do outro lado do Oceano estão a China, o Japão, o continente asiático e mais adiante a Índia. A Califórnia recebeu muita influência do oriente, com os migrantes chineses, japoneses, indianos. Na Califórnia, a globalização começou há muitos anos e a mistura de povos é sentida em todos os níveis.

Havia centros de triagem para os migrantes que adentravam a baia de San Francisco. Criaram-se Chinatowns e proliferam restaurantes de culinária cambojana, tailandesa, vietnamita e de outros países asiáticos.

Nos Estados Unidos, Los Angeles é o maior porto de intercâmbio comercial com a China e o Japão, e a partir dele se distribuem os produtos importados.
Jovens chineses, japoneses, indianos hoje disputam vagas e frequentam as boas universidades americanas.

Em Los Angeles e na Califórnia, yoga e hábitos alimentares veganos e vegetarianos se disseminam. A lei do karma hindu propõe que há débitos e créditos associados a cada ação humana, que podem somar positivamente ou negativamente, gerando débitos a serem pagos nessa ou em outra encarnação. Palavras sânscritas como karma são apropriadas no contexto dos serviços de crédito em San Francisco.

Na Califórnia há abertura para modos de vida e de consciência pioneiros. Há centro de educação de Jiddhu Krishnamurti em Ojai, perto de Santa Barbara. O Instituto Esalen, voltado para o conhecimento holístico, está no Big Sur.

Em Encinitas, perto de San Diego, um Centro de Auto realização dissemina as propostas espiritualistas de Paramahansa Yogananda. Situado na orla do Pacifico, com uma magnifica vista do oceano e do ar, mantém um jardim aberto ao público, propício à meditação e à contemplação.

 A Sede do Centro de Auto Realização de Yogananda em Encinitas serve de hospedagem para os mestres.”

(*) Maurício Andrés Ribeiro é autor de Ecologizar, Tesouros da Índia. www.ecologizar.com.br/ ecologizar@gmail.com

*Fotos de Maurício Andrés Ribeiro

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MEMÓRIAS E VIAGENS”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA



Um comentário: