quinta-feira, 16 de outubro de 2014

FUNÇÃO DA ARTE NA SOCIEDADE

 A arte é um ponto de contato entre os homens; por meio dela há uma comunicação maior de alma para alma.
 A identificação de sensibilidades aproxima o espectador do artista, ou seja, do sentimento transmitido pelo objeto criado
 "A obra de arte, por concreta e objetiva que seja, não possui efeitos constantes e inevitáveis, exige a cooperação do espectador e a energia que este coloca dentro dela, recebeu o nome especial de 'empatia' ". (Herbert Read)
  A comunicação artística é a descoberta pelo espectador, na obra criada, de seus próprios sentimentos e emoções.
 Assim como toda a criação é acompanhada de alegria interior, também a comunicação do sentimento humano através da beleza artística realiza-se num clima de alegria e compreensão.
   A Arte foi colocada, por Deus, no mundo, para trazer esta alegria aos homens. A alegria de poder compreender a mesma beleza e, por meio dela, se compreenderem melhor. A música e a poesia trazem, de um modo mais penetrante, esta comunicação interior de alma para alma. Elas nos elevam acima de nós mesmos, despertando aquilo que estava adormecido em nosso íntimo.
 "A música, ao contrário das outras artes, emociona mais rapidamente. Pode orgulhar-se mesmo de arrastar multidões. E eis o comovente espetáculo de milhares de ouvintes, em religioso recolhimento, dominados apenas pelo poder da arte".(Matteo Marangoni)
 Muitas vezes, o artista é o porta-voz de seus contemporâneos. Ele tem o poder de envenenar ou elevar as massas, já que uma obra de arte irmana e influencia os homens. Daí a preocupação dos estados totalitários em manobrar os artistas, como instrumentos políticos, na defesa de seus interesses. Eles sabem que a arte falando, diretamente, ao coração do homem é a melhor mensageira de suas ideias. Sentindo a comunicação da beleza através da arte, já somos, de certo modo, artistas também.
  "Através da beleza artística, portanto, os artistas (refiro-me aos que criam e aos que contemplam a beleza, pois o senso artístico se manifesta tanto na criação como na contemplação da beleza) se falam íntima e inteligivelmente. Compreendem-se. Amam-se. Choram as mesmas tristezas e cantam as mesmas alegrias. Fazem-se mutuamente presentes". (Pe Orlando Vilela)
   Na música, na dança, nas artes visuais e no cinema, esta comunicação se faz com maior facilidade entre povos de raças diferentes, porque não existe a barreira da língua. Podemos receber, diretamente, a mensagem de beleza que um Beethoven ou um Bach nos trazem, podemos admirar as obras de artistas do passado, de um Miguel Ângelo, um Greco, um Goya. E vemos que a verdadeira arte não envelhece, mas permanece, ao lado de nossa vida efêmera. Poucas coisas permanecem tão vivas como a arte, para identificar cada geração.
     Passam-se os interesses do momento, a política, os costumes. A ciência evolui. Mas a verdadeira obra de arte continua, através dos séculos, trazendo um testemunho vivo de beleza para o mundo...( Trecho de meu livro VIVÊNCIA E ARTE, Editora Agir)

*Fotos de internet

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MEMÓRIAS E VIAGENS”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA

















Nenhum comentário:

Postar um comentário