quinta-feira, 1 de julho de 2010

VISITANDO ESCOLAS DE KRISHNAMURTI

Nas escolas de Krishnamurti,onde fui convidada a proferir palestras sobre cultura brasileira, encontramos um programa educacional que visa a preparar o jovem para atuar no seu meio de forma consciente. O aprendizado envolve tarefas do dia-a-dia, feitas com plena atenção e responsabilidade, aliadas ao esporte, caminhadas e toda a sorte de artesanato.

“O propósito, o objetivo e o direcionamento destas escolas é o de preparar a criança, com a maior competência tecnológica, para que ela possa atuar com clareza e eficiência no mundo moderno, e, o mais importante, criar um ambiente adequado para ela se desenvolver como um ser humano total” (Krishnamurti)

As principais características da filosofia educacional das escolas de Krishnamurti podem se resumir nos seguintes princípios.

1) Educar o ser humano como um todo;
2) Despertar o amor pela natureza e respeito por todas as formas de vida;
3) Criar uma atmosfera de amor e ordem sem medo ou falta de limite;
4) Não condicionar a criança a nenhuma crença particular, seja ela religiosa política ou social. Sua mente deverá estar livre para indagar sobre as questões fundamentais da vida, aprendendo por si mesma;
5) Ensinar sem o objetivo de recompensa, punição ou comparação.

Krishnamurti enfatizava em suas palestras a importância de manter a mente em constante estado de aprendizado, sempre receptiva, para perceber o novo que surge a cada instante, e não cristalizada no passado. O incentivo dado a essa atenção ao momento presente conduz o aluno a uma curiosidade de aprender de forma direta e se interessar por tudo o que vem acontecendo no planeta.
Krishnamurti sempre ressaltou a importância do auto-conhecimento em todas as situações do dia-a-dia, tanto do aluno como do professor. É de dentro de si mesmo que a criança vai buscar o seu caminho para atuar no mundo com plena consciência. O professor deixa de ser aquela figura autoritária, para compartilhar com o aluno suas descobertas, estimulando-o a chegar às suas próprias conclusões.

Durante minhas viagens, sempre permanecia algum tempo no KFI (Krishnamurti Foundation Índia), em diferentes cidades como Madras (atualmente Chennai), Benares e Uttar Kashi. Nesses centros de divulgação de livros e vídeos de Krishnamurti, qualquer pessoa encontra receptividade, desde que esteja seriamente interessada no aprendizado de suas idéias. Existem vários centros de divulgação da obra de Krishnamurti espalhados pelo mundo, na Índia, EUA, Inglaterra, Suíça e em Tiradentes, no Brasil.

Jiddu Krishnamurti nasceu na Índia, mas foi educado na Inglaterra. Seus ensinamentos destinam-se ao mundo e podem ser apreendidos por qualquer pessoa que já esteja preparada para ser seu próprio mestre.

Falando ao ar livre para um grupo de jovens, Krishnmaurti se assemelhava ao filósofo grego Sócrates, nascido 470 anos antes de Cristo. Ambos tiveram a mesma atitude corajosa para apontar os erros do apego às tradições religiosas e aos costumes da sociedade.

De Sócrates recolhemos algumas citações:
Sábio é aquele que conhece os limites de sua própria ignorância.
Todo o meu saber consiste em saber que nada sei.
Conhece-te a ti mesmo e conhecereis o universo de Deus.

Sócrates estudava a essência da alma humana, seu método de transmitir sabedoria era o diálogo. Os ensinamentos de Sócrates, dirigidos sempre para o auto-conhecimento se aproximam de forma direta dos ensinamentos de Krishnmaurti. Tanto Sócrates como Krisnhmaurti amavam a natureza e suas aulas eram administradas debaixo de árvores.

* Fotos baixadas da internet

6 comentários:

  1. adoramos sua apresentação sobre Krisnhmaurti, pois nossas idéias se casam muito com as dele. Agradecemos pela oportunidade de nos colocar a par das brilhantes idéias deste pensador e das suas também.
    Silvania e Luíz.

    ResponderExcluir
  2. Existe alguma escola baseada nos ensinamentos de Jiddu Krishnamurti no Brasil? Se sim, onde fica?

    ResponderExcluir
  3. Existe escolas com essa filosofia no Brasil. Se souber, por favor me indique

    ResponderExcluir
  4. Existe escolas com essa filosofia no Brasil. Se souber, por favor me indique

    ResponderExcluir
  5. Existe escolas com essa filosofia no Brasil. Se souber, por favor me indique

    ResponderExcluir
  6. Estou agradecida em saber que no Brasil existem pessoas interessadas nos ensinamentos de Krishnamurti e me questiono, porque a educação brasileira copia e segue teorias e métodos tão alienantes. Obrigado por compartilhar seu aprendizado. Estou revendo os vídeos de Krishnamurti e estou adorando! Realmente, tem tudo a ver com Sócrates. By Edna.

    ResponderExcluir