quarta-feira, 29 de julho de 2009

MUTIRÃO CULTURAL DE ENTRE RIOS DE MINAS . uma experiência de solidariedade na arte

O movimento cultural de Entre Rios de Minas veio pra ficar” – Secretário de Estado de Cultura, Paulo Brant.

Como é que vocês organizaram isso? Quero fazer o mesmo na minha cidade!” –Secretário de Cultura de uma cidade próxima a Entre Rios de Minas.

Vocês estão me devolvendo a juventude” – Moradora da comunidade do Distrito Serra do Camapuã.

O Mutirão Cultural de Entre Rios de Minas é um exemplo da arte que se inicia no século XXI, a arte contemporânea espontânea. Assim como o canto dos pássaros que celebram a natureza e como tudo o que vi e senti se expressar na comunidade entrerriana na última semana: “temos a necessidade da arte para evoluir neste planeta”. O Mutirão nasceu das sementes plantadas nos três últimos festivais de inverno, promovidos pelo Instituto Maria Helena Andrés, e se desenvolveu com o trabalho de cerca de 150 voluntários e amigos da cultura, que, juntos, planejaram e realizaram diversos eventos e oficinas.

Existe uma energia universal positiva sempre presente nos movimentos voluntários de solidariedade e todos nós estamos incluídos nela. Palestras, oficinas, apresentações musicais e teatrais, mesa redonda, lançamento de livro, desfiles e exposições de fotos, filmes, artesanatos e quitandas fizeram parte desse movimento.

2 comentários:

  1. Como diria Ferreira Gullar, a arte existe porque a vida é pouca.

    ResponderExcluir
  2. Parabens a todos que viabilizaram o mutirão cultural. A arte é longa, a vida é curta.

    ResponderExcluir