sábado, 19 de dezembro de 2020

EULER DE SALLES COELHO E O SILÊNCIO DA MEDITAÇÃO

 Vejo as fotos da Matriz da Boa Viagem completamente restaurada, uma imagem do que ela foi no passado para todos nós e vou revivendo também o meu passado naquela igreja.

As memórias me trazem de volta a figura profundamente religiosa do meu pai, Euler de Salles Coelho, assíduo frequentador da Boa Viagem e adorador do Santíssimo Sacramento. Papai tinha dia e hora para sua meditação junto ao Santíssimo Sacramento, ali ficava em oração, pedindo pelos filhos e por todo o Brasil.

Eu, algumas vezes, o acompanhava e aquele ambiente de paz e silêncio me fazia muito bem.

Todas as formas de meditação nos conduzem para o encontro com o terreno, com aquilo que não se perde no tempo.

Papai havia deixado a política, sua busca interior procurou refúgio naquela meditação silenciosa que fazia todas as semanas na igreja da Boa Viagem.

Hoje vejo a igreja, resplandecente nas fotos divulgadas pela internet e fico pensando no meu pai e na sua profunda ligação com a Igreja Católica.

Esta inclinação para os aspectos transcendentais da existência, ele conseguiu transmitir para todos nós, e o seu exemplo foi marcante sem exigir que nenhum o seguisse.

Agora, a beleza da igreja que ele frequentava nos traz de volta a figura do pai e momentos de paz e recolhimento.

Papai também se envolvia em outros aspectos mais participativos da religião católica, frequentava a Irmandade do Carmo e desfilava nas procissões vestido com o hábito marrom dos Carmelitas.

Um episódio interessante ocorreu quando ele desfilava pelas ruas, acompanhando a procissão.

De repente uma moça rompeu a procissão para pedir a benção ao padre.

Olhou para cima e exclamou admirada: “É o Dr Euler!”

A moça era a empregada da nossa casa.

*FOTOS DE ARQUIVO E DA INTERNET

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MEMÓRIAS E VIAGENS”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário