domingo, 11 de outubro de 2020

ANDRÉ SALLES COELHO

A vida é uma descoberta diária. Passo a passo ela nos mostra o novo, sem aviso prévio. Meu sobrinho André de Salles Coelho, além de músico, compositor e fotógrafo é diretor da Orquestra 415 de Música Antiga, criada em 2012 com o objetivo de oferecer ao público um espetáculo singular: a audição das obras dos compositores dos séculos XVII e XVIII com instrumentos de época (réplicas de originais tocados no período).

Isto permite ao ouvinte uma sonoridade semelhante às audições de séculos atrás, muitas vezes executadas dentro de igrejas ou em salões da corte. São verdadeiras joias do passado, pedras reluzentes de mentes criativas que muitas vezes ficaram esquecidas na distância do tempo.

André se dedica também à pesquisa de nossas origens africanas, aos ritmos do coco e do maracatu. Há anos ele dirige o grupo “Maracatu Lua Nova”,que participa de eventos folclóricos tradicionais, como reizados e congados, revitalizando a tradição da cultura afro em Minas Gerais.

André é também um pesquisador de árvores genealógicas.

 Ele descobriu que o Dom Afonso X é antepassado de todos nós e que Ângela Vaz Leão é nossa parente por parte de meu pai Euler de Salles Coelho.

Ouvindo as “Cantigas de Santa Maria” me lembrei da Orquestra 415, tendo como tema Dom Quixote. Naquela apresentação havia também uma síntese das diversas artes: teatro de bonecos, música, poesia e artes plásticas. A arte medieval veio à tona neste século XXI como forma de reinventar a arte do nosso século.

*FOTOS DA INTERNET

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MEMÓRIAS E VIAGENS”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário