terça-feira, 19 de novembro de 2019

YEDA PRATES


A poeta Yeda Prates, conhecida e aplaudida nacional e internacionalmente, é mineira e reside em Belo Horizonte. Fui convidada para um almoço em seu apartamento, situado na mesma rua em que eu moro. Naquela ocasião, Yeda me presenteou com alguns livros de sua autoria. “Cercanias” é o livro que tenho nas mãos no momento e vamos falar sobre ele.

A poesia de Yeda é para ser lida devagar, meditando em cada página. É a busca da essência através da palavra, um caminho para se transcender o cotidiano e nos projetar na vastidão do imensurável.

No momento em que escrevo em minha casa do Retiro, vejo a paisagem de Minas, e o céu cheio de cores escondendo o sol.

Nos versos de Yeda, ela proclama a beleza da vida e da criação. Existe beleza nos céus de Minas, tão admirados por Guignard. Os versos da poeta também divulgam e transmitem esta beleza de nossa paisagem.

A poesia de Yeda vai nos conduzindo para um encontro feliz entre poesia, pintura, música e meditação.

Assim fala o seu poema “Na tarde”:
“A tarde mergulha na lagoa
E patos bebem, sôfregos
A luz remanescente das águas”

Com o lirismo herdado por seu sangue mineiro, ela vai nos conduzindo à suavidade das tardes, das madrugadas, das noites de lua. É neste deslumbramento que sua arte encontra a música, herança familiar de nosso grande maestro Carlos Alberto Prates. Yeda é irmã de Carlos Alberto e eu posso escutar música em seus poemas.
Ela nos revela isto em seu hai Kai “Música ao longe”

“Suas notas invadem
As pautas de minhas veias”

Em “Memória”, ela proclama a alegria de ser mãe.
Destaquei este poema porque ele traduz o sentimento de todas nós, mães:
“Memória”
“A brisa fresca da noite
Passeia pelo passado
Desmancha sombras e nuvens
Desvenda sonhos perdidos
Cinzela a pátina do tempo
Em desmedido fascínio
Entre rendas e poesia
Extasiada contemplo
Meu filho
Que acaba de nascer.”

Transformar o cotidiano em poesia é a principal mensagem que Yeda Prates me passou.

Meditando em cada página de seu livro, caminhamos juntas para um universo transcendente onde tudo é beleza, harmonia e luz.

Obrigada, Yeda, por sua mensagem de paz. Com poucas palavras você consegue tudo.

*Fotos da internet

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “ MEMÓRIAS E VIAGENS”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário