segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

ENSEMBLE, UM GRUPO MUSICAL


 Desci do Retiro das Pedras, num sábado, para assistir o grupo do Artur, denominado “Ensemble” se apresentar no CCBB de Belo Horizonte.

Acompanhei desde o início a formação do grupo. Artur Andrés, Regina Amaral e Alexandre Andrés formaram um conjunto sólido, unidos pelos laços familiares e artísticos. O trio foi enriquecido com outros músicos, todos jovens. São eles Natália Mitre, José Henrique Soares e Bruno Veloso. 

No repertório: Templo Grego, Arrumação, Sinfonia das goteiras, Alnitak, Infinito, Menino, Vales e montanhas, Meditação, Meditação III e Aldebaran.  Há uma harmonia muito grande entre os integrantes deste conjunto. 

O Ensemble surgiu das montanhas, das terras sofridas de Minas Gerais. Seus integrantes se reuniram num estúdio rural, para um trabalho sério, onde a música erudita ocupa um espaço central. Artur, dirigente do grupo e seu principal compositor, destacou-se durante 37 anos como o flautista do grupo UAKTI, juntamente com a pianista Regina Amaral, sua esposa.

Com o encerramento do grupo UAKTI, Artur se recolheu por algum tempo. Mas sua voz interior o chamava para dar continuidade ao seu trabalho. “Seu caminho é a música. Vá em frente!”

Esta voz interna é aquela que sempre nos chama nos momentos de incerteza. Ela nos mostra que o importante é a descoberta de nós mesmos. Refletindo sobre a arte como um caminho de desenvolvimento interno, podemos considerar a percussão como um chamado de nossos antepassados indígenas e africanos, marcando o compasso da terra. A flauta é o instrumento que nos chama para o alto, para níveis superiores.

Estamos na terra, mas o nosso caminho é a realização da nossa unidade com o cosmos. As duas flautas, tocadas por Artur e Alexandre, seu filho, nos conscientizam de que pertencemos a este universo de estrelas. São chamados vindos do alto.

Para o Ensemble, Artur criou “Aldebaram”, em homenagem a uma estrela com este nome. Aldebaram brilha entre duas constelações e seu brilho é mais intenso que o sol. Ensemble nos mostra também a força da energia dos jovens, aliada à experiência dos mais velhos.

Ali, no teatro do CCBB, assistimos a perfeita integração da energia com a sabedoria, que proporcionou um equilíbrio perfeito entre as gerações.

Agradeço ao meu filho Artur a homenagem que me prestou e a música que me dedicou, aplaudida com entusiasmo pela plateia.

À todos os componentes do grupo Ensemble, o meu agradecimento. Que continuem elevando as vibrações para o alto. É o que desejo, de coração.

*Fotos da internet

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MEMÓRIAS E VIAGENS”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário