quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

PROJETO AYA


Arte / Yoga / Ambiente

O Projeto Aya – Arte / Yoga / Ambiente, de autoria de Eliana Andrés, teve sua origem na década de 70, quando Eliana ainda adolescente administrava aulas de arte numa escolinha para crianças, localizada na garagem da nossa casa em Belo Horizonte.
A semente foi plantada ali, e o chamado para arte na educação também começou com a alegria das crianças manifestada em desenhos, pinturas e objetos. Também na década de 70, Eliana frequentou vários Festivais de Inverno em Ouro Preto. Inscreveu-se na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, sob a direção de Rubens Gerchman.
A administração de Gerchman buscava antes de tudo valorizar o ser humano e despertar o seu potencial criativo. Os alunos freqüentavam várias oficinas que, aparentemente diversificadas, se integravam numa síntese harmoniosa.
A integração do yoga no processo de arte começou também na década de 70, quando deixou o Brasil e seguiu para a Índia, onde encontrou novamente a família. Maurício, seu irmão mais velho, ali estava realizando um trabalho no Indian Institute of Management, em Bangalore, sul da Índia. Integrando-se ao grupo familiar, Eliana colaborou nas pesquisas e na parte gráfica do livro infanto juvenil de autoria de Aparecida Andrés, intitulado: Pepedro nos Caminhos da Índia.
Em Chennai, ela freqüentou cursos de yoga e também colaborou espontâneamente dando aulas de arte e yoga para crianças carentes, em Adyar.
As crianças na Índia são muito ligadas à natureza e  as aulas,em várias ocasiões, são dadas à sombra de árvores frondosas.Isto talvez tenha sido o toque de consciência para integrar a experiência ecológica às aulas de arte-yoga desenvolvidas por ela também,nas décadas de 80 e 90,no Brasil.  As idéias do grande educador brasileiro Paulo Freire também a estimularam neste caminho: “Freire entendia a ecologia como parte de qualquer ação educadora efetivamente crítica e libertadora”.
No Brasil a Oficina Arte / Yoga / Ecologia, no 1° Festival de Inverno de Entre Rios de Minas, promovido pelo IMHA (Instituto Maria Helena Andrés), em 2006, foi o início de um trabalho que depois se aperfeiçoou no Multirão Cultural, realizado também naquela cidade, em 2009.
Em 2011 o Projeto Aya foi integrado às atividades da Ong Ecoppaz com sede no Campo das Vertentes em MG. As oficinas foram realizadas em Congonhas, com atividades inclusive na Basílica, onde estão os profetas do Aleijadinho. Em cada cidade o projeto incorpora novas idéias de acordo com as necessidades locais.
Acrescento aqui o depoimento de Eliana sobre seu trabalho:
“O Projeto Aya tem como objetivo unir numa mesma oficina áreas diferentes de conhecimento: a arte, a prática de yoga e o meio ambiente.
Os alunos despertam para a importância do equilíbrio corpo/mente, com a diversificação de atividades que se complementam e que desenvolvem a sensibilidade, a criatividade e a reflexão.
Um ser humano com capacidade de integrar no seu dia-a-dia uma melhor qualidade de vida, será um ser mais equilibrado. Isto terá um reflexo positivo nas suas relações familiares, na educação dos filhos, no seu desempenho profissional, enfim, na sua vida como um todo.”
Uma vez por ano, a equipe do projeto se encontra numa cidade do interior de MG, para realizar junto a grupos de crianças e jovens um trabalho voluntário. O Projeto Aya poderá ser realizado também em outros municípios, onde houver receptividade e ressonância com sua proposta educacional.

Fotos de Heder Godinho, Julio Margarida, Maria Aldina Resende e Eliana Andrés

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MEMÓRIAS E VIAGENS”, CUJOLINK ESTÁ NESTA PÁGINA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário